26 de junho de 2010

A Breve Segunda Vida de Bree Tanner, Uma História de Eclipse - Stephenie Meyer

Leitura da Semana

Bom, não quero enrolar muito na resenha desta semana. Mesmo porquê, falar de Bree Tanner sem me lembrar que "Eclipse" está chegando às telonas na semana que vem... well, isso me dá falta de ar e taquicardia! Ainda não garanti meu ingresso na pré-venda e nem consigo pensar direito quando me lembro dos traillers da terceira adaptação de Twilight!!!!

Mas vamos ao que interessa. Como comentei em um dos meus posts anteriores, "A Breve Segunda Vida de Bree Tanner" foi uma espécie de "presente" da autora Stephenie Meyer para os fãs de Twilight. A história ia ser divulgada "free" mas no último momento a editora resolveu promover a venda e reverter parte dos lucros em forma de "doação". Assim ficam "bem na fita" e promovem "Eclipse" certo?

Confira meu post anterior sobre "The Short Second Life of Bree Tanner"


- O Livro

O livro é curtinho, fácil e rápido de ler. Narrado em primeira pessoa pelos olhos da adolescente Bree Tanner.

A escrita de Stephenie é inconfundível. Para quem leu os livros da série Twilight, fica fácil pegar a história de Bree e notar que o tipo de narrativa segue no mesmo "patamar" e na mesma linguagem da autora. Ou seja, se não tivessemos o nome do autor na capa e começassemos a ler o livro sem saber nada sobre o autor, facilmente identificariamos que o livro foi escrito por Stephenie Meyer.
Por essa razão tive outro "déja vú" e foi difícil tentar não me perguntar a toda hora onde Bella, Edward e Jacob estavam enquanto Bree se adaptava à sua nova breve vida... Eu lia esse livro e só me lembrava de Eclipse!

Todo mundo sabe que a história de Bree Tanner não teve um final feliz em Eclipse. Portanto, também não terá neste livro, correto? Bem que ela poderia ter se tornado mais um membro da família Cullen, mas não deu né? E sinceramente, Bree é sem-sal-sem-açúcar. Desculpem-me pela franqueza, mas ela não seria do mesmo "naipe" dos Cullen...

O livro...
Bree é mais uma dos recém-criados cuja finalidade é servir o exército de Victoria. Assim como ela, os outros vampiros novatos não sabem o porquê de estarem juntos e têm medo de "queimar ao sol". Sabem apenas que devem obdecer à Riley e que existe uma criadora poderosa conhecida por "ela" (que na relidade é a vingativa Victoria) a qual devem obedecer cegamente.
Como sabemos desde Eclipse, Riley montou um verdadeiro exército de recém-criados unicamente para servir como instrumento de vingança de Victoria contra os Cullens. Mais especificamente, contra Edward, tirando dele o que mais ama: Bella.

Neste livro, o passado sofrido de Bree como mortal nos é contado de forma resumida. O livro se prende realmente é na curta "pós-vida" de Bree. Riley a transformou por ser "escória" pois assim seu desaparecimento passaria desapercebido. Portanto, a existência de Bree é insignificante. A alegoria no livro é que Bree serve apenas como um outro "ponto-de-vista" sob a mesma história. Como eu já disse, Stephenie fez isso em "Midnight Sun" (o "Crespúsculo" contado pelo ponto de vista de Edward...). Como indicado na capa do livro, "A Breve Segunda Vida de Bree Tanner" é "Uma História de Eclipse" - um pedacinho apenas.

Já vampiresa, Bree não tem amigos e se esconde a toda hora com medo de ser "destruída" por algum outro recém-criado.
Da prole de Victoria e Riley, só 3 vampiros se salvam, se assim o posso dizer: Bree, Diego (considerado o braço esquerdo de Riley e o mais controlado de todos os recém-criados) e Fred (um vampiro que, assim como Edward e Alice, tem um dom especial: o de causar repulsa nos outros).
Diego salva a vida de Bree e rola um "clima" entre eles (mas nada acontece viu?). Com essa proximidade, juntos acabam descobrindo algumas mentiras de Riley. Tentando descobrir mais, Bree e Diego se arriscam seguindo Riley e acabam descobrindo sobre os Volturi e "ela". Mesmo sem saber da real verdade que os levou à sua "criação", Bree desconfia mais ainda de Riley, especialmente após o desaparecimento de Diego.
E então Victoria põe seu plano em andamento: Riley instiga seus "filhotes" contra os Cullen. Aí temos um exército de vampiros descontrolados, sedentos de vingança e loucos pelo prêmio maior: o sangue "adocicado" da Bella.
Não demora muito para que Fred também perceba que Riley tem muito mais a esconder do que aparenta. Na estranha ausência de Diego, Bree torna-se a protegida de Fred mas não consegue debandar com ele. Preocupada com o desaparecimento de Diego ela cai em mais uma das mentiras de Riley e acaba indo parar no campo de batalha dos Cullen...
Ponha-se no lugar de Bree e imagine novamente o quebra-pau de Eclipse. Tente se imaginar preparando-se para a batalha, indo e participando (ou não). Voilà!
_______


A Breve Segunda Vida de Bree Tanner
Uma Historia de Eclipse
Título Original: The Short Second Life of Bree Tanner
Autora: Stephanie Meyer


Editora: Intrinseca
Assunto: Literaturaa Estrangeira - Romances
ISBN: 8598078808
ISBN-13: 9788598078809
1ª Edição - 2010
192 Páginas


Lançamento: Junho/2010


- Sinopse:

Pela primeira vez Stephenie Meyer oferece aos fãs uma nova perspectiva do universo de Crepúsculo. Na voz de Bree Tanner, uma jovem vampira integrante do violento exército de recém-criados que assola a cidade de Seattle no terceiro volume da série, Eclipse, somos apresentados ao lado sombrio da saga.
Bree vive nas trevas, sedenta por sangue. Não conhece sua verdadeira natureza e não pode confiar nos outros de sua espécie. Sua breve história acompanha a semana que antecede o confronto definitivo entre os recém-criados e os Cullen - a última semana de sua existência.
Cruciais na trama do livro Eclipse, Bree Tanner e o exército de recém-criados terão grande destaque no próximo filme da série, com estreia mundial prevista para 30 de junho.

________


- Meus Comentários:

Vampiros, vampiros. Sangue à parte. Neste livro não temos vampiros bonzinhos. Sorte que Stephenie narra os fatos superficialmente, de forma amenizadora e romântica. A mesma história nas mãos de Anne Rice ou Stephen King viraria um banho de sangue, um horror! rsrsrs Afinal, Riley mal consegue conter a fome de seus "recém-criados"...

Gostei do livro, mas por estar tão focada na linha original de Twilight, não achei lá muita graça. Melhor seria dizer que o livro é "mediano". Só me empolguei mesmo lá no finalzinho do livro quando Bree vai parar nas mãos dos Cullen. E é nesse momento que fiz meu primeiro REAL "link" com "Eclipse" - lembra em Eclipse quando após a batalha, os Volturi aparecem? E quando eles se vão e Edward comenta, do tipo, "que foi muito apropriado os Volturi terem chegado somente após a batalha ter terminado" e "que esse não era o resultado que os Volturi esperavam"? E quando ele diz "Obrigado" pra Bree sem ela ter lhe dito nada?
Nessa parte, alguém ficou boiando como eu em Eclipse? Então neste livro está a resposta para esta questão.

Alguns personagens ficaram "perdidos" na trama, deixando a gente com vontade de saber mais deles do que da Bree. Um exemplo: que fim levou Fred nessa história? Pô, até que ele era do bem. Será que ele um dia encontrará os Cullen? Ou quem sabe ele viria atrás de Bree procurando vingança? Sei lá... eu "viajo" rsrs
Riley se passou por idiota o livro todo. E não vou conseguir olhar ele de forma diferente daqui pra frente...

A coisa que mais adoro são os "cruzamentos" das falas deste livro com os de "Eclipse". Stephenie tem um timming maravilhoso quando consegue colocar o ponto de vista de um personagem paralelo ao de outro. As falas se encaixam; nenhuma vírgula é mudada.
Para quem leu os 12 capítulos de Midnight Sun e consegue ver a ligação dos fatos em Crepúsculo, sabe bem do que estou falando. Essa linha do tempo paralela e ao mesmo tempo "cruzada" é show de bola!

Gostei do livro mas deixou à desejar.

Nota: 7
(Tá bom, eu estava eu dúvida entre um 6 e um 7, mas vamos dar algum crédito pra Bree, ok?)

_______

- Confira Também:

A Semana especial de Twilight

As Inspirações Clássicas de Stephenie Meyer

Midnight Sun - Stephenie Meyer

Stephenie Meyer - A Autora

Posts Sobre a série Twilight

7 comentários:

  1. Oiii

    Particularmente achei legal a idéia da Stephenie "explorar" mais um personagem da obra. Mas achei que dentre todas as personagens, ela deveria ter escolhido melhor uma pra contar a história... Ou ela podia fazer isso com todos os outros... hahahahah

    E quanto a Midnight Sun, pra mim, o pouco que tivemos acesso, foi melhor que a narrativa "Isabeliana" (hahaha) de Crapúsculo.
    Achei a narrativa a partir do Edward melhor, mas natural, por assim dizer...

    Bjus =***

    ResponderExcluir
  2. Ola! Nossa, seu blog eh lindo demais!!! Amei, amei!!!
    Tenho um blog sobre livros tb, entra la.
    Http://alinedal.wordpress.com
    Mas so por curiosidade,vc le isso tudo mesmo? Parece que eh tao rapido!!!
    Bjo

    ResponderExcluir
  3. Oi Luna!!!!
    É, eu tb achei q a Stephanie poderia ter escolhido outro personagem, que não a Bree.
    Aliás, eu tb amei Midnigh Sun!!! fiquei decepcionada por Stephanie ter abandonado a ideia de finalizar esse livro... snif snif

    Bjs,
    Vick

    ResponderExcluir
  4. Oi Aline!
    Fui lá visitar seu blog. É show, hein?!
    Quem dera eu poder ler tudo o que posto por aqui rsrsrs. Já li vários livros postados; adoro "desbravar" as sinopses, e procurar por alguma preciosidade. Tenho uma pilha gigolesca para leitura e outra enorme para resenhar.
    Os livros postados por aqui são meu "gosto pessoal": são livros q já li ou q ainda quero ler.
    Confesso q me controlo para não engolir
    mais do q 2 livros por semana... rsrsrs

    Bjs,
    Vick

    ResponderExcluir
  5. Estou de voltaaa, depois do fim do semestre louco rsrsrs! saudades de ti Vick!!

    Putz terminei esse livro dois dias atrás, tudo que posso dizer é: apenas um complemento do eclipse, morri de dó da Bree que não teve chance de ser alguém e nem ter o Diego...e bom dispensável, mas vale uma lazer né? hahahaha

    Bom Domingo!
    Miquilis
    Bru

    ResponderExcluir
  6. Eu adorei meyer lembrar da gente hauahaua, mesmo que eu ache que esse livro so saiu para promover ainda mais Eclipse... Mas eu li em um dia, e me deu uma baita saudade de Twilight e os outros livros... hauahaua.....

    bjokassssss

    lica

    ResponderExcluir
  7. Mas nossa "saudade" de Eclipse está com os dias contados, né? rsrsrs

    ResponderExcluir

Olá! Deixe seu comentário - sempre com bom senso ;-)

Nota: O blog Paixão por Livros não incentiva o download ilegal de livros e nem tampouco envia arquivos e/ou fornece links para tal. Então peço por favor que não utilizem este espaço para solicitar esse tipo de coisa, nem fornecer livros ou sites de download. Qualquer comentário dessa natureza será excluído, assim como propagandas, links pessoais e spam.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...