11 de setembro de 2010

Sussurro (Hush, Hush - Vol. 1) - Becca Fitzpatrick (resenha)

Leitura da Semana

Eu li "Sussurro" de Becca Fitzpatrick em Julho e só há pouco tempo é que parei para preparar a resenha. Que vergonha...

Já posso adiantar que gostei. É uma série nova que aportou na Terra Brasilis em Junho e já chegou causando furor. Também pudera: o livro foi sucesso no seu lançamento e na Bienal de SP.

"Sussurro" é o primeiro volume da série "Hush, Hush", sucesso lá fora. "Crescendo" é o segundo volume e o lançamento nos EUA é esperado para Novembro de 2010. Sorte nossa, não é mesmo?!

Finalmente os anjos adquiriram forma e agora estão invadindo o coração dos leitores (junto com os vampiros, naturalmente...)
É um romance o qual chamamos de "ficção fantasiosa", um gênero que vem ganhando forma no nosso mercado literário - mais uma vez eu digo: sorte nossa, né?!?!?!

___

- Resenha:

"Sussurro" tem um pequeno prólogo que parece que foi "jogado" no nosso colo. É um fragmento de uma história datada de 1565 na França. Preste atenção pois é a "deixa" do livro.
Logo após o Prólogo, o livro pula para a cidade de Coldwater, no Maine, nos dias atuais.

Nora Grey é uma garota inteligente e pouco popular na escola onde estuda. Sua melhor amiga é Vee, uma loira um pouco acima do peso, desbocada e descolada. Juntas elas escrevem artigos para o "eZine", o jornal eletrônico da escola.
Enquanto Nora é tímida e calada, Vee é o oposto: atirada e "matraca-trica".
O pai de Nora morreu de forma um tanto misteriosa e sua mãe dá duro trabalhando fora e viajando muito, motivo de longas ausências no lar. Por causa disso, Nora passa a maior parte do tempo sozinha no casarão onde mora.
Na escola, Nora conta apenas com Vee, a amiga maluca. E durante uma das aulas absurdas de Biologia (ministradas pelo lunático técnico McConaughy), Nora se vê obrigada a ser parceira do misterioso Patch Cipriano, um garoto recém-chegado na escola. A antipatia inicial de Nora é evidente.
Uma voz sussurrante passa a conversar com a mente de Nora intrigando-a, invadindo seus pensamentos, deixando-a desnorteada e incapaz de pensar com clareza... E pior, acontecimentos estranhos começaram a acontecer desde a chegada de Patch e Nora passa a ter alucinações que parecem ser bem reais... e mortais.

Logo Vee e Nora sentem que Patch esconde algo e que ele pode ser alguém muito perigoso. Atrevidas como são, elas começam a seguir Patch e a investigar seu passado, um passado que parece não existir!
Patch tem um senso de humor mórbido, ótimas sacadas, um gênio terrível e parece enxergar através de Nora. Aparece onde Nora menos espera, a segue, a provoca.
Mesmo odiando o jeito abusado com que Patch a trata, Nora se sente cada vez mais atraída por ele e pelo perigo que seus hipnotizantes olhos negros representam.
E quanto mais ela fuça a vida dele, mais ela se afunda na escuridão que o cerca.  Até que ela descobre que ele é um anjo caído e que quer vê-la morta a qualquer custo!

Termina aí? Não. Patch é mau, mas nem tanto... rsrsrs

Em meio a uma batalha entre anjos caídos e seres imortais, caberá a Nora escolher de que lado quer ficar. E a quem quer salvar.

Eu queria contar mais, mas não posso porque senão perde a graça ;-)

O negócio é agarrar "Sussurros" e descobrir porque o livro é sucesso lá fora.
E que venham mais "Patches" pras nossas vidas!!! rsrsrs
(E quem sabe não cai um lá do céu bem no meu colo, hein?! rsrsrs)
_______

- O Livro:

Sussurro
Título Original: Hush, Hush
Autora: Becca Fitzpatrick


Editora: Intrínseca
Assunto: Literatura Estrangeira - Romances
Tradutora: Livia de Almeida
ISBN: 8598078786
ISBN-13: 9788598078786
1ª Edição - 2010
264 Páginas


- Sinopse:

Entrar em um relacionamento não estava nos planos de Nora Grey. Pelo menos até a chegada de Patch. Seduzida por seu sorriso despretensioso e pelo olhar que parece enxergar através dela, Nora se sente incapaz de pensar com clareza. É quando uma sucessão de acontecimentos assustadores começa a cercá-la.
Enquanto isso, Patch parece surgir em todos os lugares e mostra que sabe absolutamente tudo sobre sua vida. É impossível decidir entre atirar-se nos braços dele ou fugir do perigo que o ronda.
Na busca de respostas, Nora se aproxima de uma verdade ainda mais avassaladora que seus sentimentos por Patch. De repente, ela está no centro da eterna batalha travada entre anjos caídos e seres imortais - e quando chegar a hora de escolher um dos lados, a decisão errada poderá custar sua própria vida.

________

- A Autora:


Becca Fitzpatrick cresceu lendo Nancy Drew e Trixie Belden e sonhava ser uma espiã, pensando que isso poderia ser emocionante e sexy. Então ela leu "Blowing My Cover: My Life as a CIA Spy"de Lindsay Moran e mudou de opinião.
Terminou sua graduação na área de saúde mas logo abandonou a profissão para ser uma escritora.  Para ela, contar estórias pode ser muito mais emocionante, sexy e perigoso.
Quando não está escrevendo, ela adora correr ou assistir à seriados policiais na TV.
Hush Hush é sua primeira obra. Atualmente ela mora no Colorado.

_______



- Trechos Interessantes:

Seguem alguns hot tips para vocês degustarem da companhia de Patch...

- Ele sabia... de outras coisas.
- Como o quê, por exemplo?
Suspirei. Ele sabia mais do que eu era capaz de encarar com tranquilidade.
- Ele sabia como encher o meu saco - disse, finalmente. - Vou pedir ao técnico que nos mude de lugar de novo.
(Nora e Vee - pag 71)
___

- Você está atrapalhando o jogo -  disse Patch, ainda sorridente.
Olhei nos olhos dele e não consegui deixar de retribuir o sorriso - por pouco tempo.
- Tomara que não esteja ajudando você. Qual é o seu maior sonho?
Estava orgulhosa dessa pergunta porque sabia que ia desafiá-lo; exigiria que ele pensasse.
- Beijar você.
- Não tem graça. - Falei, olhando-o nos olhos, grata por não ter gaguejado.
- Não, mas você ficou vermelha.
(Patch & Nora - pag 23)
___

- Religião? - perguntei com mais firmeza.
Patch passou a mão no queixo, pensativo.
- Não é religião... É um culto.
- Você pertence a um culto? - Percebi tarde demais que não deveria ter me surpreendido.
- Acontece que preciso de uma fêmea saudável para sacrifício. Tinha planejado ganhar a confiança dela primeiro e atraí-la, mas como você já está por aqui...
Se havia qualquer sorriso em meu rosto, foi embora naquele momento.
- Você não está me impressionando.
- Ainda nem comecei.
(Nora & Patch - pag 24)

Eu me candidato ao sacrifício...rsrsrs
___

- Também está com um perfume gostoso - disse Patch.
- Chama-se chuveiro. - Eu estava com o olhar fixo para a frente. Como ele não respondeu, virei-me de lado. - Sabão. Xampú. Água quente.
- Nua. Sei como é.
(Patch & Nora)
Pam-Pum!
___

- O que você vai fazer no domingo à noite?
Minha respiração saiu com um ronco. Acidentalmente.
- Está me convidando para sair?
- Você está ficando atrevida. Gosto disso, Anjo.
- Não ligo para o que você gosta. Não vou sair com você. Não para ter um encontro. Sozinha. (...) Calma aí. Você acabou de me chamar de Anjo? - perguntei.
- E se chamei?
- Não gosto.
(Patch & Nora - pag 55)
Ui, essa doeu!
___

- Não consigo entender por que está tão interessado.
Ele sacudiu a cabeça suavemente.
- Interessado? Estamos falando sobre você. Estou fascinado.
(Nora & Patch - pag 56)
___

- O Arcanjo - murmurei, olhando para trás, para a montanha-russa e os vagões que iniciavam uma nova subida.
- Significa anjo de uma categoria elevada - definitivamente havia presunção na voz dele. - Quanto mais alto, maior a queda.
(Nora & Patch - pag 80)
___

- Você precisa ir - suspirei. - Com toda certeza, precisa ir.
- Para cá? - A boca dele estava no meu ombro. - Ou para cá? - Dirigiu-se então para o meu pescoço.
Meu cérebro não conseguia produzir um único pensamento lógico. (...)
- Minhas pernas estão bambas - balbuciei. (...)
- Posso resolver esse problema. - As mãos de Patch agarraram meus quadris.
(Nora & Patch - pag 89)
Até eu fiquei de pernas bambas... atrevido!
___

- O que está acontecendo? - exclamei, esforçando-me em parecer hostil. - Como é que eu posso jurar ouvir sua voz na minha cabeça? E por que você disse que veio para a escola por minha causa?
- Estava cansado de admirar suas pernas a distância.
(Nora & Patch - pag 148)
Safado... tem resposta pra tudo!
___

- O que você vai fazer no sábado à noite?
- Tenho um encontro com o par de sempre.
- Par de sempre?
- Dever de casa.
- Cancele.
- Não saio com estranhos.
- Sorte sua que eu saio. Pego você às cinco.
(Patch & Nora - pag 150)
Eu também não, mas posso abrir uma exceção para o Patch... pode vir me pegar às cinco!!! kkk
___

- Vee, preciso ir. - Minha voz estava vacilante.
- Sei. Você quer desligar antes de me contar os detalhes do assunto principal.
- Não aconteceu nada durante o encontro, nem depois. Minha mãe nos encontrou na entrada.
- Fala sério!
- Acho que ela não gosta do Patch.
- Jura? - exclamou Vee. - Quem teria imaginado?
- Amanhã eu ligo para você, ok?
- Durma com os anjos, menina.
Sem chances, pensei.
(Nora e Vee - pag 169)
___

- Não vou a nenhum lugar que lembre um motel com você. (...)
- Você acha que a combinação de nós dois e um motel sórdido seria perigosa?
- Para falar a verdade, acho.
(Nora & Patch - pag 188)
___

As mãos dele deslizaram pelo meu pescoço, escaldantes. Ele apretou suavemente os polegares contra minha garganta e jogou minha cabeça para trás. Senti seus lábios pressionando os meus com tanta força que ele conseguiu silenciar qualquer xingamento que estivesse prestes a sair. As mãos dele desceram até meus ombros, escorregaram pelos meus braços e se detiveram no final das minhas costas. Pequenos calafrios de pânico e de prazer me atravessaram. Ele tentou me apertar contra si, mas eu mordi seu lábio.
Ele lambeu o lábio com a ponta da lingua.
- Você me mordeu?
- Isso tudo é uma brincadeira para você? - perguntei.
Passou novamente a língua nos lábios.
- Nem tudo.
- O que não é?
- Você.
(Patch & Nora - pag 203)
Nessa até eu tremi na base... me abana!
___

- Vá em frente - ele disse suavemente. - Não se esqueça que as pessoas mudam, mas o passado, não.
(Path para Nora - pag 205)
___

- Você acha que eu sou um sujeito mau?
- Você possui... o corpo de outras pessoas.
Ele aceitou a afirmativa com um aceno de cabeça.
- Você quer possuir meu corpo?
- Quero fazer muitas coisas com seu corpo, mas isso não.
(Patch & Nora - pag 210/211)
___

- Você quer que eu seja franco, então serei. Vou lhe contar tudo. Quem sou e o que fiz. Todos os detalhes. Vou revelar tudo, mas você vai ter que perguntar. Vai ter que querer saber. Você pode ver quem eu fui, ou pode ver quem sou agora. Não sou bom - disse ele, penetrando-me com aquele olhara que absorvia toda a luz e nada refletia -, mas já fui pior.
(Patch para Nora - pag 226)
___

- Sejamos honestos, Nora. Você está caída por mim. - O olhar dele era profundo. - E eu estou caído por você. - Ele se abaixou e encostou a boca na minha. (...)
(Patch & Nora - pag 229)
___

Encontrá-lo foi como encontrar alguém que eu não sabia que estivera procurando. Ele entrou na minha vida tarde demais e partia cedo demais. Lembrei-me de quando ele me contara que desistiria de tudo por mim. Já tinha desistido. Desistira de ter um corpo humano para que eu pudesse viver.
(Nora - pag 251)
___

- Estou de volta? - disse, esperando não estar me iludindo com falsas esperanças.
- Não aceitei seu sacrifício. Eu recusei.
- Você quer dizer que desistiu de ter um corpo humano por minha causa?
(...)
- De que me adianta ter um corpo humano se eu não puder ter você?
(Nora & Patch - pag 253)
___

- Ainda temos muito que conversar - eu disse.
- Conversar? - Ele sacudiu a cabeça, os olhos cheios de desejo. "Beijar", sussurrou e abaixou a boca em direção a minha. O primeiro toque foi apenas isso - um toque. De uma suavidade tentadora, provocante. Passei a língua nos lábios, e o sorriso de Patch aumentou.
- mais? - perguntou.
Enfiei as mãos em seus cabelos, puxando-o para  mais perto de mim.
- Mais.
(Nora & Patch - pag 259)


________

- Meus Comentários:

Patch é um perigo. Um delicioso perigo.
Patch é um tortura. Patch é tudo! Santo Deus!!! Mas ele só precisava de um pouquinho mais de "pegada" rsrsrs. Muitas de vocês vão me matar pelo que vou dizer, mas confesso que Patch botou Edward Cullen no chinelo! Edward é bonzinho e coisa e tal, mas sei lá, Patch tem a manha, tem um "quê" sombrio. Enfim, é um bad boy danado de bom! kkk
Gosta de brigar, bater, apanhar e se arrebentar (agora imagina essa energia canalizada entre quatro paredes! rsrsrs). Daí vem seu nome: "Patch", abreviatura de "patchwork" - o trabalho manual feito de retalhos..
Sarado, determinado, charmoso e mau, muito mau!!! Não sei porquê, mas sempre gostei desse lado negro da força... Que anjo caído é esse?!?!?! Pelos céus!!! rsrsrs

Nora é uma garota nerd, bonita mas que precisa de um "trato" no visual. Ou seja, muuuuito mais próxima da realidade teen. E ela não se acovarda. É  xereta por natureza! (os fãs de Twilight me desculpem de novo, mas Nora tem muito mais atitude do que a Bella...)

O estranho foi Patch, que tanto queria Nora, não se dar ao trabalho de sondar a vida dela. Não "direito". Tantas vezes ela esteve em real perigo, outras tantas ele invadiu a vida e a mente dela e sequer notou que alguma coisa estava ocorrendo de errado. Homens, bláh!!!

A pior parte foi descobrir que na hora do beijo Patch queria mesmo era matar Nora. Choquei!
E qual seria o verdadeiro nome de "Patch", hein??? Afinal, ele tinha um nome quando era Anjo?

Fato é: Patch é tudo de bom. Com um anjo-da-guarda desses, até eu gostaria de me por em perigo a toda hora só pra ele ser salvar!!! rsrsrs

A capa é igualzinha à original, um show! Só por ela já dá para imaginar o que vem nas próximas páginas... Acho mesmo que esse livro começa pela capa. Depois vem prólogo e daí segue. Vocês se lembram da novela "A Favorita", aquela da guerra entre a Donatela e a Flora??? Aquela em que a identidade da verdadeira assassina estava bem diante das nossas caras, explicada via "historinha" bem na abertura da novela? Pois é... Olhe bem a capa antes de ler o livro!

Come on Patch! Save me!!!

Minha nota: 9 (estou esperando por mais!)
_______


- Confira:


Fallen Archangel - Site Oficial da Becca Fitzpatrick








- Olha o Que Vem Por Aí:

25 comentários:

  1. Adorei a resenha, seus comentários, tudo...
    Realmante, concordo Patch deixa Eduard no chinelo... Apaixonei por Patch...
    Louca esperando por Crescendo.
    Bjos!!!

    ResponderExcluir
  2. estou lendo e adorando amei a resenha fico maravilhosa!!!parabéns ameiiii mesmo

    ResponderExcluir
  3. Oi
    Já li esse livro e amei! O Patch é o meu sonho, tipo, ele é td Booom!!
    Fiquei fascinada com esse livro, e com o final nem se fala!
    Já li o 1º capitulo do segundo livro e só posso dizer isto: QUERO LER O LIVRO TODO!! Aquilo tem tanto misterio, e é claro q td vale a pena desde k tenha o Patch!!
    PS: eu sou uma Grande fã de TWILIGHT, mas eu concordo, o Patche deixou o Edwar Cullen no chinelo!! hahaha

    =)

    Visitem, comentem, sigam e aproveitem o meu blog:
    http://malucosdaleitura.blogspot.com/
    ...
    ♥ ... Bem sei que me AdoraM ...♥
    ...
    XoXo

    ResponderExcluir
  4. Eu tinha feito um comentário suuuuper legal, mas deu erro no meu computador... Eu já tentei enviar o mesmo comentário 3 vezes rs espero que agora vá! Amei a postagem, não sinta vergonha de uma resenha tão maravilhosa, e eu que estou lendo um livro a dois meses e não termino? isso sim é vergonhoso haha Ensino Médio é tenso =S To com um novo blog, o Canal 1, se puder dá uma passadinha lá ó http://apcanal1.blogspot.com/2010/09/saude-mental-e-espiritual.html beijooos

    ResponderExcluir
  5. Meninas,
    Como eu disse no twitter, "Sussurros" está no rank das minhas melhores leituras deste ano.
    Patch é incrível e os diálogos são excelentes.
    Agora, vamos torcer pra "Crescendo" chegar log por aqui, né?!
    Bjs pra vcs,
    Vick

    ResponderExcluir
  6. amei ler sussurro,a historia é mt linda.émt fofa.d+!!!
    espero q naum demore para chegar crescendo estou mt ansiosa para ler.
    sussuro é um dos melhores livros q ja li.bj!!!

    ResponderExcluir
  7. Arrasou na resenha! Cara, eu tava até meio tristinha em ler esse livro, mas depois dessa renha vou ler com certeza... E ja to amando Patch desde agora... Alguem me da um anjo desses por favor?

    ResponderExcluir
  8. Oi Ana,
    O Patch é TDB!!! rsrsrs
    Pode ler, vc vai gostar. Tem ótimas "sacadas" nas diálogos dos personagens.
    E agora ficamos no aguardo do segundo volume, "Crescendo". Haja coração!!!
    Bjs,
    Vick

    ResponderExcluir
  9. EU REALMENTE ESTOU EMPRESSIONADA COM O NÚMERO DE LIVROS Q VC LÊ!!! a MAIORIA ...QUE VC LEU EU CONHEÇO OU ENTÃO JÁ LI
    HOJE EU COMPREI QUERIDO JHON E GOSTEI MT!!!!TE ADICIONEI NOS MEUS FAVORTOS, E VOU TE INDICAR NO MEU BLOG!!!! VC É D+''''''' VISITE MEU BLOG....WWW.HISTORIASDEMRA.BLOGSPOT.COM

    ResponderExcluir
  10. Oi Marie!
    Obrigada pelo carinho!

    Bjs,
    Vick

    ResponderExcluir
  11. Eu não podia deixar de concordar. Eu li a Saga Luz e Escuridão em 5 dias.
    Mas este li num dia, e o novo Crescendo, li em 10h.
    É lindo, completamente, mete debaixo do braço tudo o resto.
    Concordo com o que foi dito, Edward e Bella são muito monótonos, há alturas em que só apetece bater na Bella, [peço desculpa pela expressao]. Mas Nora e Patch?
    Amei completamente, a relação deles no primeiro livro é divinal, nunca me ri tanto e me deu tanto gosto ler um livro. Comecei e só conseguia pensa no que vinha a seguir.
    O segundo também é muito bom, a relação deles dá até formigas na barriga por serem tão teimosos, mas de um modo surreal.
    Amei, completamente FÃ. Ansiosa para que venham mais, e que façam filme *.*

    ResponderExcluir
  12. É isso aí Cátia!
    Que venham mais livros desta série! É muuuuito boa!

    Bjs,
    Vick

    ResponderExcluir
  13. Eu já li muitas histórias do gênero. Sou uma compulsiva por este tipo de literatura. ''Sussurro'' não está entre as melhores histórias. Mas Patch é mesmo envolvente. Vale a pena pelo romance e pelo conhecimento acerca de angeologia. Esperamos agora a continuação [''Crescendo''] para nos deliciarmos mais com Patch.

    ResponderExcluir
  14. Olá Aline!

    Patch é um "tudo de bom"! rsrsrs
    E, para nosso delírio, "Crescendo" - o segundo volume - chega por aqui na primeira quinzena de Fevereiro! OBA!!!!
    Enqto isso, vamos contando os dias e as horas... :-)
    Bjs

    ResponderExcluir
  15. Adorei a resenha... Li o livro e amei, foi um dos melhores livros de romance e mistério que já li, me apaixonei por Patch... Esperando ansiosa pelo segundo livro... Bem que podiam fazer o Filme, seria a primeira da fila...

    ResponderExcluir
  16. Oi Thays!

    Sussurro foi demais, né? Na semana passada Crescendo, o segundo volume, chegou às livrarias. O meu já tá a caminho e sem dúvida vai ser minha próxima leitura. Impossível não se apaixonar pelo Patch. ;-)

    Bjs,
    Vick

    ResponderExcluir
  17. tah brincando nm tm como comparar o Patch com o Edward
    o Patch eh bm mais fodão (desculpe a palavra, mas naum achei outra), ele tem mais atitude e acho que é até mais bonito!
    Edward é meio governado, pq aceita tdo o que a Bella quer

    bom nm vou falar da Nora e da Bella, acho que dispensa comentarios. Mas concordo com vc, em relação a elas

    Li crecendo e amei, nossa a autora quer mesmo nos matar...o que foi aquele final!!!???

    preciso urgente ler o 3º livro, por falr nisso...será q já tem data de lançamento?

    p.s: vira filme mas o Patch tem q ser o Drew Doyon!

    ResponderExcluir
  18. Angel,
    Patch é um show à parte. Dá um banho (de lavada mesmo) no Edward.
    Patch é "o cara"! rsrs

    Bjs,
    Vick

    ResponderExcluir
  19. Oi!!!fiz um trabalho sobre o livro e sua resenha me ajudou muito : ) bgd!!! amei!!!

    ResponderExcluir
  20. Adorei o que escreveste sobre aquele que considero o meu livro preferido, concordo plenamente o Patch bate de longe o Edward Cullen e sem dúvida a nora bate a Bella sendo que a história do Edward e da Bella se torna muito monótona e a da Nora e do Patch se torna cada vez mais apaixonante no entanto acho que não vou aguentar muito mais tempo sem ler silence.
    Eu sou portuguesa e aqui no meu pais o livro é chamado de hush hush em vez de sussurro e á algumas diferenças na forma como está escrito mas quer dizer a mesma coisa
    *só um pequeno pormenor,eu também sou apaixonada pela saga twilight e pelos livros da Stephenie meyer mas mesmo assim acho este muitos mais apaixonante

    ResponderExcluir
  21. Olá Flávia!!!

    Seja bem vinda ao blog! Tb amo a série Twilight, mas sem dúvida, Hush Hush tá ganhando com um ligeira vantagem... rsrsrs

    Bjs,
    Vick

    ResponderExcluir
  22. Eu amo esse livro,agora estou lendo Silence estou amando,Patch está o máximo!

    ResponderExcluir
  23. Eu simplesmente AMO a série Hush Hush, é tudo lindo, você entra na história de um jeito que parece que está com eles. Recomendo muitooo! Amei o post :*

    ResponderExcluir
  24. "Fato é: Patch é tudo de bom. Com um anjo-da-guarda desses, até eu gostaria de me por em perigo a toda hora só pra ele ser salvar!!! rsrsrs"
    kkkk concordo!! Já li esse livro umas três ou quatro vezes e agora to lendp de novo porque o finale estreia no começo do ano (já comprei o meu na pré-venda *-*). AMO o Patch! Amo a série e recomendo com certeza! Mas confesso que estou com medo ler o Finale! Não quero que termine e to com medo de como vai ser esse final...

    ResponderExcluir
  25. Lindinha disse...
    Tambem acho Patch e Nora melhores que Edward e Bella, tambem sou uma fã de crepusculo mais não dá para esconder o obvio néh gentee.

    ResponderExcluir

Olá! Deixe seu comentário - sempre com bom senso ;-)

Nota: O blog Paixão por Livros não incentiva o download ilegal de livros e nem tampouco envia arquivos e/ou fornece links para tal. Então peço por favor que não utilizem este espaço para solicitar esse tipo de coisa, nem fornecer livros ou sites de download. Qualquer comentário dessa natureza será excluído, assim como propagandas, links pessoais e spam.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...