11 de junho de 2011

Fallen - (Fallen - Vol. 1) - Lauren Kate (resenha)

Leitura da Semana
 
Fallen
Fallen - Vol. 1
Lauren Kate

Nossa, me arrependo de não ter lido esse livro antes!
Impressionante e nada prrevisível. Nas primeiras 120 páginas achei o livro morno e com a impressão de ser mais um romance teen sobre anjos caídos. Enganei-me. Depois foi ganhando corpo e minha curiosidade em saber o que a tal da Luce tem de tão especial para estar no meio de uma guerra entre anjos caídos, hum, só me deu mais ganas para devorar o livro... assustadoramente! 
Isso mesmo, não é um livro com uma história tão especial assim, mas ele nos vence pela curiosidade e pelos "imprevistos" no meio da narrativa.


- Resenha
(aviso aos afoitos: contem spoilers!)


"Fallen" é o primeiro livro da série de mesmo nome da autora Lauren Kate.
Nele conhecemos o universo de Lucinda, um jovem que acabara de completar 17 anos. Luce, como é mais conhecida, começa seu ardoz indo parar numa espécie de internato para adolescentes problemáticos. Como assim? É que Luce, além de ter estranhas visões de sombras a sua volta, também é acusada de ter sido a responsável pela morte (acidental ou não) de Trevor, seu primeiro namorado. Mas desse incidente ela não consegue se lembrar, a não ser das sombras...

E lá ela tem que se adaptar a sua nova realidade: Sword & Cross - uma escola sombria, esquecida e escondida do mundo, onde outros adolescentes também parecem esconder um passado nada agradável... Adaptada em cima de um espécie de Mosteiro, a Sword & Cross tem mais cara de uma prisão juvenil. Não é permitido nenhum tipo de regalia, nem mesmo celulares, e o único contato com a vida fora dos portões da escola só acontece uma vez por semana, durante 15 minutos, no telefone público da S&C. Os horários de aula são completamente preenchidos e os momentos de folga são raros. Os "vermelhos" - como são chamadas as câmeras de vigilância - estão sempre em alerta, em todos os lugares do campus. Até mesmo no cemitério da antiga escola!

Logo de cara Luce arranja uma nova amiga, Ariane, uma garota esquisita que às vezes a trata como se fosse seu querido bichinho de estimação.
Com medo de se envolver novamente com um garoto e de que as sombras apareçam para estragar tudo, Luce tenta lutar - em vão - contra o sentimento que surge em seu coração ao conhecer Daniel, o loiro bronzeado que parece perambular por seus sonhos e que lhe parece bem familiar...  Mesmo com Daniel a destratando, Luce fica cada vez mais interessada em descobrir o passado do rapaz. Ela conhece então Peen, uma amiga preciosa que lhe ajuda a investigar o passado de Daniel.
E para botar fogo na história, Luce também conhece Cam, o moreno de olhos verdes que faz de tudo para conquistar Luce com seus presentes, festinhas e com direito até a uma escapadinha da escola à noite.
Literalmente presa na Sword & Cross, Luce parece não pertencer àquele lugar mas se sente cada vez mais atraída e perdidamente apaixonada por Daniel. 

Coisas estranhas começam a acontecer na S&C. As sombras começam a aparecer com mais frequência e mais fortes desta vez - até que Luce consegue tocá-las, coisa que não tinha feito até então.
Com flashes do passado, acontecimentos sobrenaturais e sonhos pra lá de estranhos, Luce começa a colocar sua sanidade em xeque.

Só lendo para descobrir em que fria a Luce se meteu... rsrsrs

Se você for uma leitora ávida assim como eu, não vai conseguir pregar os olhos depois que terminar a leitura. Incrível!
_______

- O Livro


Fallen
Série: Fallen - Vol. 1
Autora: Lauren Kate


Editora: Galera Record
Assunto: Literatura Estrangeira / Ficção Fantasiosa
Tradução: Alda Lima
ISBN: 8501089621ISBN-13: 9788501089625
1ª Edição / 2010
401 Páginas


- Sinopse:

Algo parece estranhamente familiar em relação a Daniel Grigori. Solitário e enigmático, ele chama a atenção de Luce logo no seu primeiro dia de aula no reformatório. A mudança de escola foi difícil para a jovem, mas encontrar Daniel parece aliviar o peso das sombras que atormentam seu passado - um incêndio misterioso - que provocou a morte de seu namorado - levou Luce até ali. Atraída por Daniel, ela quer descobrir qual é o segredo que ele precisa tanto esconder - uma verdade que poderia matá-la. Algo que, em suas vidas passadas, Daniel não conseguiu evitar.
_______

- Na Aba:

Daniel Grigori parece estranhamente familiar para Luce... Misterioso e reservado, ele chama a atenção de Lucinda no primeiro dia de aula na Sword & Cross - um internato para adolescentes problemáticos em Savannah, na Geórgia. Em um lugar onde os celulares são proibidos e câmeras de segurança vigiam cada canto, Daniel se torna a única alegria dos dias de Luce, quase uma obsessão.
Mas o rapaz não está nem aí para ela, e não se inibe em deixar isso bem claro. Por que ele a ignora? Luce acredita que passar o último ano no reformatório, depois que o primeiro namoradinho morreu em um misterioso incêncio, já é castifo suficiente. Talvez as estranhas sombras que sempre a atormentaram tenham alguma relação com a atitude de Daniel...
No entanto, ela não consegue ficar longe dele, e a atração entre os dois acaba se mostrando inevitáel, mágica. Luce precisa descobrir qual o segredo que Daniel guarda tão deseperadamente - uma verdade que poderia matá-la. Algo que, em vidas passadas, Daniel não conseguiu evitar.
Uma história envolvente repleta de mitologia, romance e mistério, Fallen rapidamente conquistou seu lugar entre os mais vendidos do New York Times e em breve chega às telas dos cinemas pelos estúdios da Disney.

______

- Na Contra-Capa:

Ela levantou os olhos para Daniel. Suas cores pareciam brilhantes também. Sua pele era dourada e, sob a luz, os olhos eram quase como a chuva. Luce aobservou - sentindo um misto de confusão e vergonha, e uam tentação maior ainda - enaqutno Daniel subia a margem de volta. Um raio de sol passou por entre as árvres e envolveu sua silhueta com um brilho radiante. Como a água cintilava sob a luz do sol, quase parecia que Daniel tinha asas.


________
Lauren Kate

- A Autora:

Lauren Kate cresceu em Dallas, estudou em Atlanta e começou a carreira de escritora em Nova Yoork.
Atualmente, é professora e vive em uma antiga fazenda da Califórnia.

_______

- A Série:

Dizem por aí que a série não termina no terceiro livro "Passion". Pelo que ande fuçando na net, tudo indica que haverá um quarto livro...

Passion, o terceiro livro da série, deve ser lançado lá fora em Junho deste ano.

Outra coisa que me impressionou muito foram as capas: são todas DIVINAS!!! Ainda bem que mantiveram os padrões originais nas capas nacionais. Sorte nossa!


Fallen
1. Fallen (2009)
2. Torment (2010)
3. Passion (2011)

 

_______

- Tips Interessantes:

- Molly me disse para ficar longe de você - respondeu ela finalmente.
Daniel inclinou a cabeça de uma lado para o outro, parecendo estar pensando no assunto.
- Ela provavelmente está certa.
Luce estremeceu.
(...)
- E então, você vai fazer isso? - perguntou ele, cruzando os braços sobre o peito, desafiando-a
- O quê? - cofundiu-se ela. Correr?
Daniel deu um passo à frente. Agora estava a menos de trinta centímetros de distância. Luce prendeu a respiração e manteve seu corpo completamente imóvel. E esperou.
- Vai ficar longe de mim?
Quase parecia um flerte.
Mas Luce estava completamente sem fala. (...)
Ela deu um passo para trás.
 - Acho que sim.
- Não ouvi - sussurrou ele, erguendo uma sobrancelha e dando mais um passo para a frente.
Luce recuou de novo, para mais longe dessa vez. (...)
 (Luce e Daniel - pags 95 e 96)

___

- Onde arranjou tudo isso? - Luce perguntou. Fingindo estar imersa na tarefa de partir um pedaço de pão, ela continuou. - E com quem você estava planejando um piquenique antes de eu aparecer?
- Antes de você aparecer? - Cam riu. - Mal consigo me lembrar de minha vida sem graça antes de você.
(Luce e Cam - pag 141)
___

Molly e Gabbe ainda a olhavam fixadamente - e agora Daniel também -, com os braços cruzados.
- Acho que sua namorada está ficando com ciúmes - disse Luce, indicando o par.
- Qual das duas? - ele perguntoou.
- Não sabia que as duas eram suas namoradas.
- Nenhuma delas é - respondeu Daniel com simplicidade - Não tenho namorada. Quero saber qual das duas você achou que fosse minha namorada.
Luce estava surpresa. (...)
Ele estava olhando para ela de um jeito engraçado.
(Luce e Daniel - pag 163)
___

- Você e Cam... - disse ele, deixando as palavras suspensas no ar como uma pergunta. - Vocês passam muito tempo juntos?
- Parece que não gosta muito da ideia - respondeu ela (...)
- Ele não... - Daniel começou a dizer (...) - Ele não é bom o bastante para você.
(...)
- Bem, então - perguntou em voz baixa -, quem é?
Daniel pôs as mãos nos quadris e riu sozinho por um tempo.
- Eu não sei - disse finalmente. - É uma excelente pergunta.
Não exatamente a resposta que Luce estava esperando.
- Não é tão difícil assim - falou (...) - Ser bom o bastante para mim.
Os olhos de Daniel pareciam estar escurecendo (...)
- É - disse ele. - É, sim.
(Luce e Daniel - pags 228 e 229)
___

- Mas que...!
A cabeça de Cam tinha girado, e então ele estava dobrado ao meio, segurando o queixo, e Daniel estava parado atrás dele, esfregando o pulso.
- Fique com as mãos longe dela.
- Não ouvi - disse Cam, levantando-se lentamente.
Ah. Meu. Deus. Estavam brigando. Na biblioteca, Por causa dela.
(Cam e Daniel - pag 272)
___

- Acredite em mim. E além disso, eu não estava tentando entrar em mais uma briga. - Cam apertou as têmporas, e a pele em volta delas ficou vermelha, elástica e fina demais. - Só não aguentei o jeito com que aquele cara falou com você, tocou em você. Você merece ser tratada com mais respeito. - Seus olhos verdes se arregalaram. - Eu quero ser essa pessoa. A única.
Ela enfiou o cabelo atrás das orelhas e respirou fundo.
- Cam, você parece ser um cara ótimo...
- Ah, não. - Ele cobriu o rosto com as mãos. - Não o discurso de não-quero-magoar-você. Espero que não diga que deveríamos ser apenas amigos.
(...)
- Sinto muito - falou, tirando as mãos - Simplesmente aconteceu.
- Pois é! Simplesmente aconteceu. O que aconteceu, deixe-me adivinhar... Ontem à noite ele olhou para você de uma maneira tão romântica. Luce, está tomando uma decisão precipitada antes de sequer saber o que está em jogo. Pode haver... muita coisa em jogo. - Ele suspirou com uma expressão confusa no rosto de Luce. - Eu poderia fazê-la feliz.
- Daniel me faz feliz.
- Como pode dizer isso? Ele nem toca em você.
(Cam e Luce - pag 304 e 305)
___

- Só um beijo - começou ela, mas então seus lábios já estavam nos dela.
Seu segundo beijo em dois dias. Enquanto o beijo de Daniel tinha sido faminto e quase desesperado, o de Cam era gentil e perfeito demais, como se ele tivesse praticado com cem garotas antes dela.
(Luce e Cam - pag 308)
___

- Como sabia que me encontraria aqui? Como sempre sabe como me salvar? - Ela balançou a cabeça. - Ah, meu Deus - sussurrou lentamente enquanto compreendia a verdade. - Você é meu anjo da guarda.
Daniel riu.
- Não exatamente. Apesar de eu achar que isso é um elogio.
Luce corou.
- Então que tipo de anjo é você?
- Estou meio que mudando de emprego no momento - disse Daniel.
(Luce e Daniel - pag 376)

_______

- Meus Comentários:

Se você curte a série "Hush Hush" de Becca Fitzpatrick, também vai gostar deste romance sobre anjos caídos e amores disputados à tapas.

Achei Cam o "cara da vez". Doce, enigmático, amoroso com Luce. Mas como tudo nesse livro: as aparências enganam!!!
E em Daniel, a paixão de Luce, faltou um pouco mais de "atitude". Cam roubou as cenas. Diga aí quem não se impressionou com a delicada insistência de Cam quando se trata de Luce? Pois é, pra mim Daniel perderia terreno no quesito "atitude". Mas dou uma chance pro nosso anjinho de asas prateadas: afinal de contas, o beijo de Daniel foi muito melhor!!! 
Mas na verdade, ninguém chega aos pés do meu amado Patch Cipriano de "Sussurros"... hummmm
Well, fica a gosto do freguês! rsrsrs

Luce, tem coragem e atitude desde o começo. Não se intimida, mas é boazinha demais pro meu gosto e aceita tudo de forma muito "fácil"... :-)

Sabe o que esse triângulo Luce-Daniel-Cam me lembrou? O triângulo Stefan-Elena-Damon de Diários do Vampiro. Sou só eu que tenho essa impressão de déjá vú??? A mocinha que ama o garoto bonzinho mas que também é amada e disputada pelo garoto mauzinho...
Afinal, o que seria de um bom romance teen com tema sobrenatural sem a chama de um triângulo amoroso, hein?! E é essa tensão que faz o livro valer a pena!!! ;-)

No começo achei o livro meio cansativo, com aquela história repetitiva da menina que é transferida e tem que se adaptar a uma nova escola, à novos amigos.  Depois o romance foi ganhando corpo e mistério. Lá pela página 120 comecei a me empolgar e depois da página 200 não consegui mais largar o livro!!!
Ruim foi o final. Fiquei em estado de "inanição", querendo mais e mais. E todas as perguntas que me fiz durante o livro, NÃO foram respondidas! Nenhuma delas!!!
O livro acaba deixando muita coisa no ar. É como se após ler 401 páginas, a história não tivesse chegado nem na metade ainda!

Só acompanhando a série para descobrir o que a Luce tem de "tão especial" para ser o centro das atenções numa disputa entre anjos caídos (anjos do "bem", anjos do "mal", nephilins, anciões e sabe-se  lá que outros tipos de criaturas irão aparecer nos próximo livros!)

Agora estou louca para cair nos braços de "Tormenta"...
... E roendo as unhas para o lançamento de "Passion"...

Minha nota: 9

Se você ainda não leu, tem que conferir! 
É leitura obrigatória para os fãs do gênero.
-

8 comentários:

  1. Oii, bom sou nova por aqui meu nome é Elaine tah,nova entre aspas, eu amo esse blog é o meu favorito nunca comentei mais to sempre me atualizando por ele, e meu personagem de todos os livros mais favorito tbm é Patch cipriano. Li o livro sussurro depois de encontrar o blog, agora to querendo fallen já recomendado pelo blog.
    AmO Td postado aki estão de PARABÉNS
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Oi Eliane!

    Bem vinda ao cuble do fã clube de Patch aqui do PPL rsrsrs Ele é demais, né?
    Fallen tb é bem interessante, vale conferir! No momento estou lendo Tormenta, o 2vol de Fallen - e tô amando, digamos de passagem.

    Obrigada pelo carinho ;-)
    Bjs,
    Vick

    ResponderExcluir
  3. Olá!
    eu já tinha comentado antes na resenha do livro hush hush que também faz de mim uma fã de Patch, e como disse nesse mesmo comentário eu sou portuguesa e infelizmente por aqui o livro tormenta ainda não foi lançado por isso pedia que quando terminasses essa leitura escrevesses alguns dos diálogos.
    Obrigado pelas óptimas sugestões

    ResponderExcluir
  4. Nossa, Vick! Vc está certíssima. O livro acaba e todas as perguntas ficam no ar. E é sim um total "deja vu" em ralação a Vampire diares. E Cam... bem, vc tem q ler o segundo!!! E tem surpresas sobre Daniel tb...rsrs... acho q tenho queda por personagens bad boys: Damon, Pach e Cam... rsrs.Bem, o segundo esclarece mto mais coisas e um final que deixa, como o primeiro, com sabor de curiosidade. Tb é uma leitura um pouco mais cansativa, porém vale a pena. Espero que tenha resenha dele em breve. Vamos ao terceiro... rs

    ResponderExcluir
  5. Oi Flávia!

    A resenha de Tormenta saiu ontem. Confira neste link:

    http://paixaoporlivros-vick.blogspot.com/2011/06/tormenta-fallen-vol-2-lauren-kate.html

    Espero que vc goste ;-)

    Bjs,
    Vick

    ResponderExcluir
  6. Cêssi,

    Li o segundo e minhas perguntas ainda permanecem!!! Socorro!!!! rsrsrs

    Loucamente esperando por Passion ;-)

    Bjs,
    Vick

    ResponderExcluir
  7. acabei de descobrir essa pagina maneira.sou uma fã de livros de anjo adoro FALLEN.equeria saber se pode ser possivel que o ultimo livro ARREBATAMENTO podia ter a capa com a LUCE e DANIEL juntos???
    BJJJJSSSSS!!!!

    ResponderExcluir
  8. Olá!

    O próximo livro é Passion - e não sei quel será a tradução q vão dar por aqui... A capa estrangeira é linda e tem a mesma modelo.


    Bjs,
    Vick

    ResponderExcluir

Olá! Deixe seu comentário - sempre com bom senso ;-)

Nota: O blog Paixão por Livros não incentiva o download ilegal de livros e nem tampouco envia arquivos e/ou fornece links para tal. Então peço por favor que não utilizem este espaço para solicitar esse tipo de coisa, nem fornecer livros ou sites de download. Qualquer comentário dessa natureza será excluído, assim como propagandas, links pessoais e spam.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...