23 de março de 2013

Dezesseis Luas (Beautiful Creatures - Vol. 1) - Margaret Stohl / Kami Garcia (Resenha)


Leitura da Semana

Dezesseis Luas
Beautiful Creatures - Vol. 1
Margaret Stohl / Kami Garcia


Dezesseis luas, dezesseis anos.
Dezesseis vezes você sonhou com meus medos,
Dezesseis vão tentar enfeitiçar as esferas,
Dezesseis gritos mas só um escuta...
(pág. 241)


A série Beautiful Creatures, escrita em parceria pelas autoras Margaret Stohl e Kami Garcia, já ganhou a adaptação cinematográfica do primeiro livro da série (ainda em cartaz nos cinemas!). 
Quanto à publicação em si, a editora Record relançou este ano o livro de 2010 com a capa do filme. Já lá fora, o último livro publicado foi "Beautiful Redemption" - o quarto da série.

Esse livro ficou encalhado na minha Torre de Babel por muito tempo. Finalmente criei vergonha na cara e resolvi lê-lo por causa do filme - e não me arrependi! "Dezessete Luas" já está na minha fila de leitura. E para quem ainda não sabe, o terceiro livro da série, o "Dezoito Luas", chegou este mês às livrarias! #paranossaalegria
 ______________________________________

- Resenha:


Lena tem um dom, mas é algo digamos, nada muito bom.
E Ethan tem uma ligação com ela: seus sonhos. Ethan parece ser, de certa fora, o salvador de Lena. Mas salvá-la do quê? 

"Quanto mais  eu pensava sobre sexta à noite, mais nervoso eu ficava. Não era um encontro, não oficialmente, eu sabia disso. Mas aquela era apenas parte do problema. Eu queria que fosse. O que você faz quand se dá conta de que tem sentimentos por uma garota que mal admite ser sua amiga? Uma garota cujo tio o chutou da casa deles e que não é bem-vinda na sua também? Uma garota que quase todo mundo que você conhece odeia? Uma garota que compartilha dos seus sonhos mas talvez não dos seus sentimentos?"
(Ethan - pág. 134)

A história gira em torno de Lena Duchannes, uma jovem de 15 anos que tem poderes extraordinários e perigosos. E  seu destino é nada animador... especialmente com a proximidade de seu aniversário de 16 anos. O que pareceria um evento normal para qualquer adolescente "normal", é um fardo extremamente pesado, decisivo e perigoso para Lena. Afinal de contas, é ao se completar 16 anos que seus poderes serão Invocados pela Lua, para o lado do Bem ou para o do Mal, e ela sequer terá a chace de escolher para que lado irá.
Sobrinha do recluso Macon Ravenwood, ela é hostilizada pelos estudantes de Jackson High. Por todos menos por Ethan e seu fiel amigo e escudeiro Link.

"Emily se virou para Lena, avaliando-a do topo do cabelo sem luzes de Lena, passando pelo rosto pálido e seguindo até a ponta das unhas sem esmalte rosa. Eden e Charlotte se virarm nas cadeiras para ficar de frente para Emily, como se Lena não existisse. Era o gelo das garotas - hoje estava fazendo 15 graus negativos."
(Ethan - pág. 55)

A história é contada pelo ponto de vista de Ethan Wate, um rapaz atormentado por estranhos sonhos que envolvem, nada mais nada menos, do que Lena. Eles tem um laço e isso vem de outras vidas... uma maldição talvez. #pulguinhaatrásdaorelha
"Um medalhão entalhado com o dia em que Lena nasceu, mas mais de cem anos antes. Não era surpresa que Lena não quisesse ter as visões. Eu estava começando a concordar com ela.
Não existem coincidências."
(Ethan - pág. 94)

Ethan não dorme direito desde que sua mãe Lila faleceu em circunstâncias estranhas à cerca de um ano. E para piorar, seu pai teima em se esconder em seu escritório todos os dias, como um eremita, ignorando a presença dele.

Amma, a "governanta" e "babá" de Ethan é quem cuida dele desde a morte de Lila. Uma mulher exótica, cheia de superstições e que vive espalhando estranhos amuletos pela casa e pelas coisas de Ethan...
"Talvez Amma estivesse certa. Talvez eu tenha feito um buraco no céu e o universo estivesse prestes a cair sobre mim."
(Ethan - pág. 109)

A chegada de Lena à enfadonha cidade de Gatlin agita o coração de Ethan...

"Nada nunca acontecia comigo, e agora tudo estava acontecendo - e quando eu digo tudo, estou querendo dizer Lena. Uma hora passava mais rápido e ao mesmo tempo mais devagar."
(Ethan - pág. 134)


... Coisas estranhas começam a acontecer e as vidas dos estranhos cidadãos de Gatlin nunca mais serão as mesmas.

"- Eu sou uma aberração, você é uma aberração. Sua casa faz recintos desaparecerem, a minh faz pessoas desaparecerem. Seu tio recluso é doido  e meu pai recluso é lunático, então não sei o que você acha que nos torna tão diferentes.
Lena sorriu, aliviada.
- Estou tentando achar um jeito de ver isso como um elogio.
- É um elogio.
(Ethan e Lena - pág. 129)

Ethan está disposto à ajudar Lena a passar pela lua Invocadora. Mas o maior desafio ainda está por vir quando o passado nebuloso de Lena vem à tona... e junto com ele a maior Conjuradora das Trevas: Sarafina!

___________________________________

- O Livro:

Dezesseis Luas
Série: Beautiful Creatures - Vol. 1
Autoras: Margaret Stohl / Kami Garcia

Editora: Galera Record
Assunto: Literatura Estrangeira / Infanto-Juvenil / Juvenil
ISBN: 9788501086914
Reduzido: 3371928
1a Edição / 2010
490 Páginas


- Sinopse:

Ethan é um garoto normal de uma pequena cidade do sul dos Estados Unidos e totalmente atormentado por sonhos, ou melhor, pesadelos com uma garota que ele nunca conheceu. Até que ela aparece... Lena Duchannes é uma adolescente que luta para esconder seus poderes e uma maldição que assombra sua família há gerações.
Mais que um romance entre eles, há um segredo decisivo que pode vir à tona.




Eleito pelo Amazon um dos melhores livros de ficção de 2009. Direitos de tradução vendidos para 24 países. 

O primeira adaptação cinematográfica de "Dezesseis Luas" estreiou este ano nos cinemas.

"Pacote completo: um cenário assustador, uma maldição fatal, reencarnação, feitiços, bruxaria, vudu e personagens que simplesmente prenderão o leitor até o fim..." - Voya
 ___________________________________

- Associando o Dicionário Conjurador:


Sirena = como Ridley, sirenas é uma conjuradora com poder da persuasão (mas ainda não descobri a ligação com o pirulito... rsrsrs). Bom, sirenas estão ligadas aos contos antigos das sereias, e como sereias são aquelas que enfeitiçam os homens... boa ligação com "poder da persuasão"!

Incubus = como Macon, incubus é uma criatura das Trevas que se alimenta de alguma coisa. Para mim, um incubus é um vampiro que, além de se alimentar de sangue, hipnotisa e se encontra com mulheres durante o sono para ter um "algo à mais", deixando a vítima debilitada e beirando à morte.  Súcubo é a versão feminina desse tipo de demônio mitológico.
 ___________________________________

- Viajando na Maionese (as always...)


Macon Ravenwood está mais para um Sirius Black. Um tio das Trevas, querido pela sobrinha e que, bom, tem um final nada promissor.

"- Acho que sou um esnobe. Abomino cidades pequenas. Abomino cidadãos de cidades pequenas. Eles têm mentes estreitas e traseiros enormes. Isso que dizer que aquilo que falta neles por dentro existe em excesso por fora. São como porcarias alimentares. Engordam e não levam a satisfação nenhuma. - Ele sorriu, mas não foi um sorriso simpático.
- Então, por que nao se muda daqui?
Senti uma onda de irritação que me levou de volta à realidade (...)"
(Macon e Ethan- pág. 114)




 "Corvos são os pássaros mais temidos no mundo dos conjuradores.". Tá, vai ver que o incubus do Damon Salvatore - parente distante de Macon Ravenwood - andou perambulando por Gatlin antes da chegada das "Dezesseis Luas"...

Estava esperando a hora em que Hermione Granger fosse aparecer com sua varinha durante o Círculo Sanguinis (junto com Harry Potter e Rony Wesley, é claro!) para ajudar Macon e Lena à combater Sarafine e seu lado "Lorde Voldemort"  da força kkkk

Tá, tá, tá, Vick, volta pra realidade! rsrsrs
 ___________________________________

- Conjurando Perguntas:


#spoileralert 

Cadê o poder do Ethan de saber como as coisas terminam, hein? Tapado! Sabemos que ele tem "algo a mais"... mas  "mais o quê"? Macon e Amma sempre falam que Ethan é "diferente"... Fiquei no "vácuo". Useless guy...
"- Talvez não seja preciso ser Conjurador para ter poder.
Coloquei uma mecha de cabelo atrás da orelha dela.
- Talvez só seja preciso se apaixonar por uma.
(Lena e Ethan - pág. 243)

Link parece ser o único que não sucumbe aos poderes de Ridley. Hum... nesse mato tem cachorro! #falacomaminhamãoRidley

Lena passou pelas Dezesseis Luas sem fazer sua escolha - e ela teve a chance de escolher e poderia muito bem ter ido pra Luz e acabado com a geração do mal de uma vez por todas! #tsictsic 

- Sei que você acredita nisso, mas não tem como saber. Nem eu sei o que vai acontecer comigo.
- Essa é a  maior meda que eu já ouvi. (...)
- O quê?
- Essa idiotice sobre destino. Ninguém pode decidir o que acontece com você. Ninguém além de você.
(Lena e Ethan - pág. 172) 

Os segredos de Macon custaram-lhe a vida - mas Boo continuou por perto. #wtf    E Boo não é os olhos de Macon? Então... #voltaSiriusBlack!
 ___________________________________

- Perdida... e Desconjurada!


Os personagens são cativantes e envolventes. A gente se pega até torcendo pros vilões rsrsrs 
Senti que o livro deixou algumas brechas sem respostas...  Acabei a leitura e fiquei com uma sensação estranha, por assim dizer. Odeio isso, mas sei que essa é a fórmula necessária para prender o leitor aos próximos volumes da série. Nossa curiosidade é que nos mata, certo? :-D
Agora vamos ver o que Dezessete Luas e Dezoito Luas aprontará conosco ;-)

Os capítulos são dispostos na forma de um diário: com datas. Texto dinâmico. Leitura fácil, parágrafos espaçados e o tamanho das letras é razoável.

Minha nota: 8


Sangue do meu coração, a proteção é tua.
Vida da minha vida, tira a tua, tira a minha.
Corpo do meu corpo, essência e mente,
Alma da minha alma, una a nossos espíritos.
Sangue do meu coração, minhas marés, minha Lua.
Sangue do meu coração, minha salvação, minha perdição.
(pág. 274)
 ___________________________________

 - Conjurando a Trilha Sonora:



 Sympathy for the Devil - Rolling Stones


- Não é em qualquer noite que se faz isso. Meia lua é para fazer magia Branca, a lua cheia é para fazer magia Negra. Lua nenhuma é outra coisa.
(Ivy - pág. 214)
___________________________________ 

- O Filme:


Dezesseis Luas (2013)
Título Original: Beautiful Creatures
Gênero: Romance / Fantasia / Drama
Duração: 124 minutos
Estréia no Brasil: 01/03/2013
Director: Richard LaGravenese
Escritores: Richard LaGravenese (screenplay) e Kami Garcia (novel)

- Elenco: 
Alden Ehrenreich ...   Ethan Wate
Alice Englert ...   Lena Duchannes
Jeremy Irons ...   Macon Ravenwood
Viola Davis ...    Amma
Emmy Rossum ...   Ridley Duchannes
Thomas Mann ...   Link
Emma Thompson ..Sra. Lincoln / Sarafine

Eileen Atkins ...   Vovó
Margo Martindale ...   Tia Del
Zoey Deutch ...   Emily Asher
Tiffany Boone ... Savannah Snow
Rachel Brosnahan ... Genevieve Duchannes
Kyle Gallner ... Larkin Ravenwood
Pruitt Taylor Vince ...   Sr. Lee

__________________________________________

- A Cinéfila conjurando palavrões!

#spoileralert

Não gostei do filme e ponto. Ethan pareceu um babaca o filme todo (nada a ver com o garoto destemido do livro). Lena ganhou atitude, mas perdeu o charme "angelical". 
Personagens foram cortados, outros deixados de lado displicentemente, situações foram adaptadas, cenas foram "incorporadas", e teve personagens que assumiram a autoria da ação de outros. 
Sonhos? Ethan sonhava com Lena e vice-versa, sério? Nem deu pra perceber...
Não teve Boo (um dos meus personagens mais queridos), mas teve uma Ridley "nada-a-ver" (mais velha e mauzinha ao extremo, trocou o pirulito pelos morangos - quem leu o livro percebeu que Ridley é ambigua e tem lá seu lado de "boa menina") - e também não descobri a finalidade "efetiva" dos morangos no filme. 

A tia Del pareceu uma sonsa e Ryan e Reece foram riscadas do mapa dos conjuradores. 
E cadê a Marian Ashcroft? 
Larkin como bom moço? Ah, tá... derrapada feia! 
E mais: tivemos um Lincoln abestalhado que não serviu pra nada. 
E coitada da Genevieve: de boa moça virou uma bruxa assassina das Trevas. 

E para esculhachar de vez: que final sem noção foi aquele?!?!?!?! De que livro tiraram aquilo????
Só lembrando aos menos atentos: Lena faz aniversário em 11 de Fevereiro, ok?


Achei que as coisas ficaram "jogadas" no ar. Quem leu o livro sabia do que se tratava, mas quem não leu... imagino que tenha boiado!
Pareceu outro filme, outra história. 
Não gostei. Ponto final.
__________________________________________

- A Série Beautiful Creatures:


Beautiful Creatures (with Margaret Stohl)
1. Beautiful Creatures (2009)
2. Beautiful Darkness (2010)

3. Beautiful Chaos (2011)
4. Beautiful Redemption (2012)
Margaret Stohl e Kami Garcia

 
 ___________________________________

- Outras Capas:


 
  __________________________________

A escuridão não pode expulsar a escuridão;
só a luz pode fazer isso.
O ódio não pode expulsar o ódio;
só o amor pode fazer isso.

(Martin Luther King Jr.)

_

3 comentários:

  1. Fora que no filme o Macon e a Lila (mãe de Ethan) tiveram um caso... não lembro de ler isso no livro...

    ResponderExcluir
  2. A resenha está perfeita. Uma crítica que mostra bem o porque do filme parecer um de Sessão da tarde. Tirar personagens da história original e colocar Amma como a mesma pessoa que cuida da Lunae Libri, deixa bem claro, o diretor e produtor não quiseram ter muitos gastos e nem pretendiam fazer continuações dos livros matando logo Sarafine de cara e Macon de morte matada, o que não é o caso do livro. =/

    E anônimo, acredito que você não leu o segundo livro "Dezessete Luas". Recomendaria, pois nisso o o filme não errou.

    ResponderExcluir
  3. Vi o filme e gostei, certo nem tanto, o Ethan ficou parecendo um mogo mesmo, mas fora isso gostei do filme.
    Mas é sempre assim, você lê, vê o filme e fica pensando:"QUE MER** É ESSA?! No livro não é assim!!!!".
    Mas você vê o filme sem ler o livro e pensa:"Que lindo!! Amei, o filme é perfeito!"

    ResponderExcluir

Olá! Deixe seu comentário - sempre com bom senso ;-)

Nota: O blog Paixão por Livros não incentiva o download ilegal de livros e nem tampouco envia arquivos e/ou fornece links para tal. Então peço por favor que não utilizem este espaço para solicitar esse tipo de coisa, nem fornecer livros ou sites de download. Qualquer comentário dessa natureza será excluído, assim como propagandas, links pessoais e spam.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...