18 de maio de 2013

Áurica - Gina Rosati (Resenha)

Leitura da Semana




Áurica
Gina Rosati


Imediatamente começo a me alongar; não o meu corpo físico, mas o que acabou de voltar para dentro dele. A religião nos ensina que toda pessoa tem uma alma, um espírito, um chi. A ciência nos ensina que tudo no universo é matéria ou energia. Em algum lugar no meio de tudo isso, estou me apressando para fundi-los outra vez.
O suspiro de alívio de Rei chega até mim, fazendo cócegas na minha bochecha.
- Fez boa viagem? - ele sussurra. Vou levar um minuto até realinhar essa energia no meu corpo a ponto de poder responder, mas ele sabe disso. (...)
(Ana e Rei - pág. 10)

Recente lançamento da Editora Jangada, "Áurica" de Gina Rosati, é uma ficção juvenil. O livro trata de viagens e projeções astrais, um tema polêmico para muitas pessoas, mas abordado de forma sutil e de maneira responsável pela autora.
______________________


- Energia Astral

 #spoileralert


Nossa personagem principal é a jovem Anna Rogan. Ela não é uma garota comum... longe disso! Ana
consegue fazer viagens astrais, ou seja, ela tem o dom de separar seu espírito do corpo quando bem entender e sair por ai viajando os quatro cantos do mundo, conhecendo novos lugares e bisbilhotando a vidas dos outros. 

A única pessoa que sabe desse seu "dom"  é seu melhor amigo, Rei Ellis. Amigos (e vizinhos) desde a infância, a dupla é inseparável. Rei é o bom menino, inteligente,  vegetariano, geração saúde, esportista por convicção e não apoia as viagens astrais aleatórias e sem propósito que Ana vive fazendo.
 
De qualquer forma, eu não costumo dar muita atenção a boatos, porque, se prestasse, teria que acreditar que sou meio esnobe e que Rei e eu estamos saindo desde o quarto ano, quando na verdade eu sou meio tímida e Rei tem sido não apenas meu vizinho desde que eu tinha três dias de vida, mas também meu melhor amigo e autodeclarado guarda-costas ninja.
(Ana - pág. 18)
 Rei acredita que esse tipo de "experiência fora do corpo" deve ser feita somente quando necessário e com responsabilidade. 
Mas Anna já está habituada a fazer isso pois já pratica há anos. E a sensação tem sido sempre a mesma: os pés formigam, o corpo adormece e puft! Seu espírito vaga por cima do seu próprio corpo podendo ir aonde quiser, viajando à velocidade da luz. 

Seth Murphy é mais um amigão da dupla - embora Anna gostaria de ter Rei somente para si. Seth tem todo o jeitinho de badboy taciturno, mas é de boa índole e desperta a atenção das garotas da escola
Especialmente a atenção de Taylor Gleason, uma esnobe patilene. Apesar das constantes investidas da moça, Seth se mantem imune a seus "encantos". Até que Taylor rouba o celular de Seth e o chantageia marcando um encontro...
 
Consciente do perigo que Taylor possa representar para Seth (a menina é chave de cadeia, literalmente!), Ana decide então fazer uma "visitinha astral" aparecendo no local do encontro (nem preciso dizer como ela foi parar lá, né?). Mas Anna acaba presenciando uma cena terrível que culmina com a morte de Taylor.
E assim Anna acaba se esquecendo da principal premissa das viagens astrais: o puxão habitual que liga seu
corpo ao espírito dá sinal de alerta. São esses "puxões" que indicam que seu corpo físico está em perigo - e é nessa hora que o espírito tem que retornar imediatamente. Preocupada com o que acabou de presenciar, ela continua vagando sobre o assustado Seth e sobre o corpo de Taylor. E os puxões se tornam mais fortes... até que param. E quando o "espectro" de Anna volta para seu quarto ela vê que seu corpo não está na cama onde ela o havia deixado. Mas quê???? Cadê????

Lembra que eu falei dos tais "puxões"? Digamos que "quem vai ao ar perde o lugar!" E agora o espírito de Taylor está no corpo de Anna, para seu desespero. E Anna não consegue a expulsar. O negócio é mandar Taylor para a luz, mas ela não quer ir!!!
 
E pior, Taylor está decidida a assumir a vida de Anna (a danada coloca piercings em tudo quanto é lugar, faz tatuagem, troca o guarda-roupa inteiro!). Além de condenar Anna a "vagar" por ai sem um corpo físico, Taylor decide que quer Rei como seu namorado. E para complicar ainda mais, Taylor (que agora está com o corpo de Anna) acusa Seth do seu próprio assassinato.

E no meio dessa confusão toda, Anna só pode contar com uma pessoa: Rei. Ele é a única pessoa que pode enxergá-la quando está fora do seu corpo físico.  A menos que Anna queira sair por aí fazendo projeções astrais... o que seria assustador!
Rei e Anna correrão contra o tempo para inocentar Seth e expulsar Taylor do corpo de Anna. E nesse caminho, um sentimento muito mais forte começa a surgir entre eles: o amor.
- Nós somos tipo yin e yang, Anna - ele me disse. - Eu sou a música e você é a dança.
Isso fez com que eu me sentisse muito especial, até que percebi que é difícil dançar sem música.
(Rei e Anna - pág. 49) 
_____________________________

- O Livro:

 
Áurica
Autora: Gina Rosati


Editora: Jangada
Assunto: Literatura Estrangeira / Romance / Juvenil
ISBN: 9788564850293
Reduzido: 4888343
1a Edição / 2013
304 Páginas


- Sinopse:

Anna Rogan é uma garota aparentemente normal, mas esconde um grande segredo: ela consegue sair do corpo e fazer viagens astrais. Quando ocorre um acidente fatal, Taylor, uma colega de escola, toma posse do corpo de Anna e passa a viver como se fosse ela, ameaçando transformar o incrível passatempo num verdadeiro pesadelo. Diante da perspectiva de ficar presa no vácuo e nunca mais ser vista, ouvida ou tocada, Anna resolve pedir ajuda a seu melhor amigo, Rei. Agora os dois têm não só que recuperar o corpo de Anna como também impedir Taylor de acusar um amigo em comum de ser responsável pela sua morte. Juntos, Rei e Anna arquitetam um plano para salvar o amigo, mas são surpreendidos pela paixão que começa a brotar entre eles.
__________________________

- Outras Capas:

 

__________________________

- Meus Comentários:


Anna tem problemas com a ausência da mãe e o alcoolismo do pai. Rei tem problemas em se desvencilhar das escolhas que sua mãe faz -o que mina sua liberdade de escolha. Seth é independente mas um tanto imaturo. Até Taylor tem problemas devido ao temperamento dominante de seus pais. 

De forma singela e despretenciosa, o livro nos fala sobre as escolhas que fazemos na vida e suas consequências. E claro, temos algumas doses de misticismo e ficção ;-)

"Áurica" é uma ficção fantasiosa para adolescentes. Com vocabulário fácil e personagens com os típicos problemas juvenis, a leitura flui de forma interessante.
 __________________________

2 comentários:

  1. Juro que eu não sabia que esse livro abordava temas como a projeção astral! :O
    Só conhecia a capa, então eu me surpreendi agora!
    Adorei a indicação. :)

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
  2. Gente! A sua resenha está incrível, fiquei morrendo de vontade de ler esse livro logo *-*
    A sua resenha foi a primeira que apareceu quando eu procurei alguma de áurica e espero gostar do livro também.
    Beijos,
    Andy - http://www.starbooks.com.br

    ResponderExcluir

Olá! Deixe seu comentário - sempre com bom senso ;-)

Nota: O blog Paixão por Livros não incentiva o download ilegal de livros e nem tampouco envia arquivos e/ou fornece links para tal. Então peço por favor que não utilizem este espaço para solicitar esse tipo de coisa, nem fornecer livros ou sites de download. Qualquer comentário dessa natureza será excluído, assim como propagandas, links pessoais e spam.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...