29 de junho de 2013

Em Chamas (Jogos Vorazes - Vol. 2) - Suzanne Collins (Resenha)

Leitura da Semana


Em Chamas
Série: Jogos Vorazes - Vol. 2
Autora: Suzanne Collins

Seguindo no mesmo ritmo distópico e alucinado de "Jogos Vorazes" (o primeiro volume da série), "Em Chamas" é de tirar o fôlego. 
No primeiro volume somos situados em Panem, uma espécie de país distópico que fora dividido em Distritos após uma guerra interna. São 13 Distritos distintos, ops, quero dizer, 12 Distritos sendo que o Distrito 13 - o dos rebeldes - foi literalmente riscado do mapa pela mão de ferro do Presidente da Capital. Mas teria sido realmente aniquilado??? Ai o nosso cérebro começa a borbulhar...

A série Hunger Games causou muito furor lá fora - e por aqui não foi muito diferente. A adaptação cinematográfica de "Em Chamas" deve chegar nos cinemas brasileiros em Novembro deste ano. E deve ter muita gente contando os dias - assim como eu!  #surtandoemsilêncio


- Tique-Taque!

____________________________


- Realmente, tá Pegando Fogo!

Katniss e Peeta mal tiveram tempo de descansar após deixarem a Cornucópia em Jogos Vorazes. Katniss tem pesadelos cada vez mais fortes e frequentes e Peeta não consegue mais dormir. O horror vivenciado nos Jogos Vorazes destruíram suas almas assim como sua paz. Destruídos, eles ainda são exibidos exaustivamente como troféus durante a Turnê da Vitória.



Peeta sempre nos fornece pão fresquinho. Eu caço. Ele faz pão. Haymitch bebe. Temos nossas próprias maneiras de nos manter ocupados, de manter as recordações de nossa experiência como competidores nos Jogos Vorazes devidamente controladas.
(Katniss - pág. 22)


- Você devia me acordar - digo, pensando em como eu interrompia o sono dele duas ou três vezes numa noite ruim. (...)
- Não é necessário. Meus pesadelos normalmente têm a ver com perder você - diz ele. - Eu fico legal logo que percebo que você está aqui.
(Katniss e Peeta - pág. 97)

Katniss Everdeen volta uma pouco mais madura desta vez, mais rebelde e ácida como sempre. No entanto, ainda permanece  indecisa sobre seus sentimentos por Peeta e Gale. Mais forte e preparada fisicamente, Katniss e Peeta não conseguem enganar a Capital com seu falso noivado. 
 O jovem "casal" é queridíssimo pela mídia e pelo povo de Panem. Lindos quando estão juntos, Peeta tem o dom da oratória e Katniss é o símbolo puro de rebeldia e insubordinação: uma química perfeita para incitar a população à rebelião. E é justamente essa rebeldia de Katniss que traz ao povo de Panen uma nova esperança, a esperança de dias melhores, de liberdade. 

Seu gesto dos três dedos da mão direita apontando para as câmeras da Cornucópia, o Tordo, o broche, a canção... tudo isso exala revolução!


- Eu não vou para lugar nenhum, vou ficar bem aqui e arrumar todo o tipo de encrenca que for possível.
- Eu também - diz Gale. (...)
(Katniss e Gale - pág. 131)
 
Como eles são uma verdadeira e eminente ameaça à Capital, o maléfico e insano Presidente Snow bota o jovem casal de volta à arena - só que desta vez para enfrentar o Massacre Quartenário, uma espécie de comemoração especial pelos 75 anos dos Jogos Vorazes

Mais sangue a ser derramado...

No Massacre Quaternário eles estarão acompanhados dos tributos vencedores dos anos anteriores - alguns deles já em idade avançada, outros em boa forma como Finnick Odair - o garoto boa pinta que arranca suspiros da plateia feminina. Ah, e claro, temos também alguns Carreiristas - os sanguinários acéfalos.


Boa coisa não ia dar mesmo... 

A intenção de Snow é que Katniss sirva de lição para os rebeldes, ao mesmo tempo em que o Massacre eliminará potenciais insurgentes. Mas o real objetivo do insano Snow é que Katniss não saia viva da Arena, de forma alguma, e isso eliminaria de vez a simples pretensão de uma rebelião. Será?!?!?! 
Não, nada é impossível tratando-se de Katniss.

Mas a única coisa que me distrai de minha atual situação é fantasiar maneiras de matar o presidente Snow. Sonhos não muito adequados a uma adolescente de dezessete anos, imagino, mas bastante prazerosos.
(Katniss - pág. 349)

Peeta está mais apaixonado do que nunca. Disposto à dar sua vida por Katniss (de novo!) ele bola um plano que coloca à todos os cidadãos de Panem aos pés do "casal sensação" - para a fúria ainda maior de Snow (bem feito pra ele!!!). E esta é uma das melhores partes desse livro!  #congelandoaplateia

- Porque você tem um fraco por coisas bonitas e eu não - digo com um ar de superioridade. - Eles seduziriam você com os encantos da Capital e você ficaria completamente perdido.
- Se sentir atraído por beleza não é a mesma coisa que ser fraco - observa Peeta. - Exceto, talvez, no que diz respeito a você. (...)
(Katniss e Peeta - pág. 225)

Cinna tem papel importante no meio desse "estopim" generalizado.  Descobrimos que o "private fashion designer" de Katniss não é um simples "estilista". Adoro esse personagem! Mais uma vez, imaginei Cinna como Lenny Kravitz - infelizmente não consegui desvincular a imagem do primeiro filme... rsrsrs

- Juro que se você chorar, eu te mato aqui e agora.
Cinna apenas sorri.
- Você teve uma manhã encharcada?
- Dava até para me torcer - respondo.
(Katniss e Cinna - pág. 219)



E Haymitch, bom, ele não é somente um "bêbado" digamos de passagem... Ele tem lá seus motivos para beber. Viajamos no tempo e conhecemos um outro lado desse beberrão mal-humorado aportando no momento em que ele fora mais um jovem tributo obrigado à participar na Arena dos Jogos Vorazes, a Cornucópia. Mas mesmo assim, essa não é AINDA a deixa que nos leva à principal descoberta sobre a personalidade de Haymitch...  #spoileralert

Agora, com a coisa pegando fogo, não dá para confiar em mais ninguém. Katniss e Peeta só têm um ao outro.


- Então o que a gente devia fazer nos nossos últimos dias?
- Só quero passar todos os minutos possíveis do resto da minha vida com você - responde Peeta.
(Katniss e Peeta - pág. 258)

Com as flechas de Katniss e as facadas de Peeta, Panem nunca mais será a mesma!

"Significa  que a gente está do seu lado", foi o que Bonnie disse. Eu tenho pessoas do meu lado? Qual lado? Por acaso, sou inadvertidamente o rosto da rebelião que todos anseiam? Será que o tordo em meu broche se transformou num símbolo da resistência? 
(Katniss - pág. 162)

 ________________________


- Está Tudo Em Chamas, Mas Ainda Há A Esperança!


Ler Jogo Vorazes é como estar numa montanha-russa. Tenso, denso, dá um frio na barriga... uma mistura  de sensações. "Em Chamas", o segundo livro desta maravilhosa série, me prendeu com sua realidade distópica, rebelde e agonizante. 

Novos (e importantes) personagens são agrupados à trama. Finnick, Plutarch (que ganhou mais destaque), Johanna. Gale ficou praticamente em segundo plano, chupando o dedo.

Jogos Vorazes é uma crítica audaz ao poderio político e ao uso exacerbado e desmedido do poder imposto pela força e pela ignorância. Uma governo enlouquecido mantido com punições e "sumiços" de rebeldes, controle da mídia, acesso zero à educação, pensamentos oprimidos, alienação da população. #jáviissoantes

E quando a ficha cai em Katniss então...


(...) Gostaria que Peeta estivesse aqui para me abraçar, até lembrar que não devo mais desejar esse tipo de coisa. Escolhi Gale e a rebelião. Um futuro com Peeta é ideia da Capital, não minha.
(Katniss - pag. 133)

Ao ler Jogos Vorazes eu quis entrar na Arena só para desafiar o sádico Presidente Snow. Dá uma sensação de revolta e uma vontade enorme de transgredir todas regras!  #tôcontigoKatniss!

A leitura me consumiu. Amei! Sou viciada nessa série e cada virada de página me trouxe novas aceleradas no coração, falta de ar, insanidade literária! Terminei o livro com o coração na mão e aquela sensação de "e agora????" - mais uma vez!
Então, rumo ao próximo e último livro: "A Esperança"!

A melhor parte? Well, a apresentação de Katniss em seu vestido de noiva... o estopim. Fiquei atônita!  #spoileralert 
 ________________________

- Preste Atenção!


Panem é uma palavra derivada da expressão latina “panen et circenses”, que significa “pão e circo”. Essa frase era usada nos tempos antigos de Roma, quando os imperadores usavam dos jogos do Coliseu como uma forma de distrair a atenção do povo dos assuntos mais importantes, como a política e a fome. 
Ou seja, Entretenimento em troca de desviar a atenção pública.   #seliga!


- Curiosidade:
Se vocês pesquisarem na Internet, existem também diversas teorias para a formação dos Distritos de Panem. Fotos e mapas geográficos é o que não faltam!



________________________

- Trilha Sonora:



Pesquisando na net, achei um site bem interessante que lista mais algumas músicas que poderiam ser tema de Em Chamas:

http://www.distrito13.com.br/diversos/top13-musicas-que-lembram-jogos-vorazes/


 ________________________

- Visite Panem:

Quer mais informações para sua próxima viagem de férias? (rsrsrs) Então visite:

http://thehungergames.wikia.com/wiki/Panem

________________________

- O Filme







Surto literário!
________________________

3 comentários:

  1. Adorei *_* , ficou muito legal, parabéns...
    Estou ansiosa para assistir o filme, já li o livro e gostei vastante

    ResponderExcluir
  2. Livro perfeito. Filme perfeito.
    Eu gritei, chorei, ri, bati na cadeira, me descontrolei!
    Super recomendo para quem não assistiu, MUITO bom mesmo.
    Efeitos especiais perfeitos e frases iguais ao do livro.

    momentsdetedio.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Olá! Deixe seu comentário - sempre com bom senso ;-)

Nota: O blog Paixão por Livros não incentiva o download ilegal de livros e nem tampouco envia arquivos e/ou fornece links para tal. Então peço por favor que não utilizem este espaço para solicitar esse tipo de coisa, nem fornecer livros ou sites de download. Qualquer comentário dessa natureza será excluído, assim como propagandas, links pessoais e spam.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...