10 de agosto de 2013

Atormentada - Jeannine Garsee (resenha)

Leitura da Semana


Atormentada
Autora: Jeannine Garsee

Fiquei literalmente "atormentada" com esse livro. 
Lançamento juvenil da Jangada (selo do Grupo Pensamento-Cultrix)




- Alucinando...


Corinne Katherine Jacobs, ou simplesmente Rinn, é uma garota de 16 anos com transtorno bipolar. Agora, com a separação abrupta de seus pais, uma cicatriz "suicida" no pescoço e o peso da culpa pela morte de sua amada vó paterna, Rinn muda com sua mãe Monica da ensolarada La Jolla para a pacata cidade de River Hills, em Ohio. Um recomeço e a perspectiva de deixar o passado para trás.
Rinn Jacobs, posso apostar, não vai se ajustar a nenhum grupinho.
Não sou atleta, a não ser que esteja sobre a sela de um cavalo. minhas notas só atingem a média, por isso não estou à altura dos CDFs. Também não sou bicho-grilo - as minhas drogas são permitidas por lei. E pelo jeito as pessoas olham as minhas roupas "da cidade grande", acho que que nunca vou pertencer ao bando dos ignorados.
Como sempre, não existe um grupinho dos "pirados".
(Rinn - pág. 42)

Tudo parecia bem: a chance de começar uma nova vida e apagar o que aconteceu há três meses dava alguma esperança à Rinn e uma trégua com suas paranoias. Mas mesmo assim, isso não amenizava sua dor e a culpa que sentia pela morte de sua avó.
Rinn continuava tomando seus remédios (antidepressivos, estabilizadores de humor, antipsicóticos e até rivotril), fez amizade com Meg, Tasha e Lacy (e por se dizer, as mais populares da escola) e também conheceu Nate Brenner, o vizinho bonitão com bom coração e garoto cobiçadíssimo pelas meninas do Colégio River Hills. Nate é um doce de rapaz e, mesmo sabendo sobre o passado de Rinn e seu "problema de temperamento", ele se apaixona por ela. 


- (...) Você fica aqui e segura a corda. E não se esqueça de me puxar se, você sabe, algo me atacar. He-he - minha risada morre diante da expressão furiosa dele.
- Um pequeno movimento, por menor que seja, e eu puxo você pra mim.
- Ai, eu adoro quando você fala assim, desse jeito sexy!
(Rinn e Nate - pág. 245)

Pela primeira vez, Rinn se sentia viva... com um namorado, com amigas e "sob controle"

Até que ela descobre que alguém se suicidou na casa em que ela foi morar com a mãe. E que vários acontecimentos estranhos envolvem os cidadãos de River Hills. E que a escola onde agora ela estuda é assombrada pelo espírito malévolo de Annaliese, uma garota que morreu afogada na piscina da escola há 20 anos atrás. E que na escola há um corredor medonho em que ninguém ousa passar sozinho. E que alguma coisa muito ruim sempre acontece com quem passa por lá sozinho...

Um fantasma do passado buscando vingança

Ouvindo sons, vendo sombras se mexerem do nada, Rinn acredita que está paranóica e surtando... de novo. Seria imaginação sua? Seus remédios não estavam fazendo mais efeito? Estava pirando, alucinando? Ou realmente o fantasma de Annaliese existe e quer vingança? Tipo, quer Rinn morta? Mas por quê?
O senso de realidade de Rinn oscila (assim como o do leitor). Parece que todos a quem ela ama estão se ferindo ou ferindo alguém... ou até mesmo, morrendo!
Mas os comprimidos me deixavam muito grogue. E, como eu disse a Nate, eu sentia falta das minhas crises. Sentia falta de me sentir invencível. Às vezes eu sentia falta até dos vultos e das Vozes, os únicos amigos que me restavam quando, até meus professores começaram a manter distância. Se você é forçado a viver a sua vida em um estado de estupor solitário, então me diga: para que continuar vivendo?
(Rinn - pág. 178)
Para muitos alunos de River Hills o "fantasma" de Annaliese é motivo de brincadeira - principalmente com os novatos como Rinn. Para outros, Annaliese é bem real... e mortal. E parece que Rinn é a única a perceber isso. Obcecada em descobrir a verdade - se é que o tal fantasma existe mesmo ou se é coisa de sua cabecinha neurótica - Rinn põe sua sanidade, assim como sua segurança e a daqueles a quem ama, em perigo.
 

- Annaliese x Rivotril


Chegou um momento na minha leitura que passei a me questionar se tudo o que estava acontecendo não era meramente fruto da imaginação de Rinn - uma espécie de "realidade alternativa". Juro que quase fique louca como ela!
Também fiquei chocada: nunca vi tantos personagens se "darem mal" num mesmo livro! Essa Annaliese tem um jeito de Samaaaaara - só faltou sair da tv! Aff...  #aloka

Estou in love pelo Nate. Ele é muito fofo! Um verdadeiro gentleman para tão pouca idade. 
E Rinn, nossa heroína psicótica, vive pisando em "ovos" e medindo suas palavras - a última coisa que ela quer é parar num hospício. Assim como ela, também me senti acuada. Confesso que por vezes fiquei com dó dela...
 
Atormentada é um livro despretensioso e que acaba prendendo a atenção. Fácil devorá-lo em uma só tacada. Gosto de livros assim!
É uma leitura que começa como "não quer nada"; daí vai ganhando forma, envolvendo e, por fim, arrepiando! Só achei que no final ficou uma lacuna... Tenho a sensação de que preciso de mais alguma coisa, mais alguma informação, mais algumas páginas! - da mesma forma que Rinn precisa de seu Rivotril ;-)


- Piscina nem Pensar!



Medo. 
Vamos começar pela autora: Jeannine Garsee é enfermeira em uma ala psiquiátrica de um grande hospital e juntou relatos e "casos" para criar a história deste livro. Na infância, estudou em uma escola onde havia um "corredor assombrado" (igual ao do livro!) e onde uma menina também havia morrido...

Tá bom, agora não vou dormir de noite.

Preciso de um Rivotril. Rinn, me dá um dos seus???
____________________________________________

- Trilha Sonora:


Achei essa música a carinha de Rinn e Nate: "Love Story" de Taylor Swift


 
 ____________________________________________

 Atormentada
Autora: Jeannine Garsee

Editora: Jangada
Assunto: Literatura Estrangeira / Romance / Ficção / Fantasia
ISBN: 8564850397ISBN-13: 9788564850392
1a Edição / 2013
368 Páginas

- Sinopse:

Rinn é uma garota bipolar, que mantém o transtorno sob controle com a ajuda de medicação. Ela mora com a mãe e estuda no Colégio River Hills, onde dizem que a piscina é assombrada por Annaliese, uma adolescente que se afogou ali vinte anos antes. Quando coisas terríveis começam a acontecer aos seus colegas e não a ela, Rinn promete descobrir por que não pode ser 'atingida' pelo espírito de Annaliese. Ela consegue fazer contato com o fantasma, que não se mostra nada pacífico. Ao descobrir o motivo, Rinn pede ajuda para seu namorado Nate, e elabora um perigoso plano para descobrir a verdade. Logo realidade e fantasia se confundem, até Rinn perceber que é quase impossível diferenciá-las. Diante de uma força malévola que ameaça a vida de todos de quem ela gosta, Rinn se pergunta se de fato pode confiar no que sente ou se está novamente perdendo o contato com a realidade.

Compre este livro no site do Editorial Pensamento 
____________________________________________

 - Outras Capas:

____________________________________________

Note: 205 / 264

Um comentário:

  1. Nossa confesso que a sinopse me pegou.paraece com a mara dyer.vou ler sim.

    ResponderExcluir

Olá! Deixe seu comentário - sempre com bom senso ;-)

Nota: O blog Paixão por Livros não incentiva o download ilegal de livros e nem tampouco envia arquivos e/ou fornece links para tal. Então peço por favor que não utilizem este espaço para solicitar esse tipo de coisa, nem fornecer livros ou sites de download. Qualquer comentário dessa natureza será excluído, assim como propagandas, links pessoais e spam.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...