5 de outubro de 2013

Amber House (Vol.1) - Kelly Moore / Tucker Reed / Larkin Reed (Resenha)

Leitura da Semana

Amber House
Kelly Moore / Tucker Reed / Larkin Reed

Lançamento recente do selo Jangada, Amber House é um romance que fará você viajar no tempo. Imagine que você tem o dom de, quando tocar qualquer objeto, viajar no tempo e ver o que aconteceu. Imagine que seus sentidos são apurados e que você sente o que seus antepassados sentiam. É como se você pudesse ser um telespectador do passado distante. Já imaginou? Pois bem, então seja bem-vindo à Amber House, uma casa que esconde muitas histórias...
"Eu tinha quase 16 anos da primeira vez que minha avó morreu."

(Sarah - pág. 11)
 _____________________________________________________

- O Passado espreita...


Sarah Parsons é uma jovem que está prestes a completar 16 anos. Com a morte de sua avó Ida, ela e seu irmãozinho Sammy vão parar em Amber House, a imponente casa da família em Maryland. Lá ela reencontra o jovem Jackson e sua avó Rose - que era muito próxima de Ida -, assim como conhece Richard, o lindo filho de um importante Senador.

Segredos do passando pesando no presente...

O momento de Sarah não é dos melhores. Seus pais estão separados "momentaneamente" e sua mãe Anne está indiferente à situação em Amber House, seu antigo lar.
Mas assim que pisou em Amber House, Sarah sentiu que pertencia àquele lugar. Exceto sua mãe: ela pretendia vender a casa e sair de lá o mais rápido possível. Nesse momento Sarah sentiu que algo a impedia de deixar Amber House e de que precisava ficar e fazer alguma coisa. Mas o quê?
(...) Amber House estava repleta  não só com o passado, mas também com os estilhaços das vidas das pessoas, ainda afiados e cortantes. E quando a gente roçava neles, eles feriam.
(Sarah - pág. 270)

Amber House tem muitas histórias para nos contar...

Sarah sempre se sentiu diferente. Ela vê "fantasmas", tem sonhos estranhos e sente "coisas". Mas isso ninguém poderia descobrir. Afinal de contas, ela não queria ser considerada "louca" como fora um de seus antepassados.
Ao explorar melhor a antiga mansão do século XVII, Sarah percebe que seus sentidos estão mais fortes e que há fantasmas atemporais por todos os lados - no quarto, na cozinha, nas escadarias, no jardim. Tudo é intenso demais em Amber House; é como se a própria casa falasse com ela.
- Não existem fantasmas em Amber House. (...) Os semelhantes se atraem. A necessidade gera uma resposta.
- Você quer dizer que meus pensamentos podem desencadear uma visão?
- São mais seus sentimentos. Ou inquietações. Ou preocupações. Às vezes, eu quase acho que a casa está tentando ajudar.
           Eu digeri aquilo.

(Sarah e Nanga - pág. 123)

Logo ela descobre que esses "fantasmas" na verdade são "ecos" de pessoas e momentos vivenciados em Amber House. É como se ela fosse uma telespectadora, assistindo a história sem ser vista e sem poder interagir. Mas ela tem a ligeira impressão de que alguns fantasmas do passado também a enxergam. Alguns até falam com ela! E se ela estava no presente e eles no passado, como isso seria possível?

Toquei o âmbar que tinha ao redor do pescoço. Parecia improvável que fosse o mesmo que Deirdre usara. Mas, e por que não? Esta era Amber House, afinal de contas, onde o passado nunca estava morto e enterrado.
(Sarah - pág. 188)

Jackson parece conhecer cada canto de Amber House - até os mais secretos. Ele instiga Sarah a procurar
um tesouro do passado que pode estar escondido em algum lugar da propriedade. Entretanto, as paredes de Amber House escondem muito mais do que tesouros...
Ele é um garoto legal que sempre está por perto quando Sarah está em perigo. A ligação entre eles é imediata como algo que parece vir de "outra vida". Apesar das investidas de Richard, é da companhia de Jackson que Sarah mais gosta.

Com a ajuda de Jackson, Sarah decide descobrir quais são os segredos e as histórias por trás de Amber House. E os ecos que encontra pelo caminho a conduzem à descobertas que tem o poder de mudar seu passado e afetar seu presente. E isso inclui sua família, Jackson e a própria Amber House.

Será que desenterrar o passado seria o correto a fazer?
 _____________________________________________________

- O Passado e o Futuro se Encontram


Sammy e Sarah tem uma ligação profunda - algo que só o passado de Amber House pode nos explicar. Com muito carinho, é Sarah quem praticamente cuida do garoto. Tem horas que dá vontade de bater em Anne pelo descaso com o próprio filho.

Jackson e Sarah são ótimos personagens. Sarah é do tipo que toma a iniciativa e não enrola. É madura para sua idade (ao cuidar de Sammy), ao mesmo tempo que é ingênua (ao se envolver com Richard).
Já Jackson é o personagem "trunfo" do livro (bonzinho, prestativo... e que esconde alguma coisa!). E é impossível não amá-lo!  #ops!falei!

O que podemos esperar de Sarah e Jackson? 
Passado, Futuro e um salto para o desconhecido, com certeza.

O trio de autoras montou uma trama sólida, sem enrolação, com vai-e-vens bem entrelaçados e que prendem a atenção do leitor. Por isso, essa leitura exige atenção nos detalhes, ok? Pois láááááá na frente, eles fazem toda a diferença...
Graças aos "ecos", os leitores são transportados para uma espécie de "história dentro da história". Parecemos voyeurs...  Dá uma vontade enorme de interagir. Muito bacana!
A história é narrada do ponto de vista de Sarah. Simples e direta.

Enfim, o que falar desse livro? Sinceramente, foi uma surpresa agradável! 
É aquele tipo de leitura que começa de maneira despretensiosa e que depois vai tomando forma até você não conseguir largar. O final é surpreendente. Adorei! 

Apesar do livro ter uma continuação (falo disso a seguir), a história parece começar e terminar nesse livro. Começo, meio e fim, entendeu? Mas o "dom" de Sarah dá brechas para explorar uma continuação. Gostei disso - apesar de odiar ter que esperar pelo próximo livro!
 _____________________________________________________

- Surto Literário


Fiquei alucinada quando descobri que há mais a se saber de Amber House. Pois é, o livro tem continuação!
O segundo livro se chama "Neverwas" e tem previsão para 2014.
No primeiro livro, Sarah fez uma escolha que mudou seu passado e transformou seu presente em uma nova realidade. No segundo, ela novamente terá que escolher... e pelo jeito sua vida terá outro "reset". Vamos ver que surpresas este próximo livro nos reservará...

Agora fala sério: as capas dos livros dessa série são lindas!
_____________________________________________________

- Maionese Literária!


1) Sarah e Jackson = Catherine e Heathcliff ??? Ele na porta da cozinha esperando por ela, daí escuta o que não devia e sai correndo... tive um dèja vú de Wuthering Heights.

2) Nos sonhos de Sarah, imaginei Freddy Krueger saindo debaixo da cama. Por isso Sarah, "Não durma." (pág. 77)

3) O labirinto de Amber House me lembrou do filme O Jardim Secreto.
_____________________________________________________

- O Livro:

Amber House
Onde o Passado e o Futuro Se Encontram
Autores: Kelly Moore / Tucker Reed / Larkin Reed

Editora: Jangada
Assunto: Literatura Estrangeira / Romance / Sobrenatural / Ficção
ISBN: 9788564850446
Reduzido: 5060970
1a Edição / 2013
352 Páginas

- Sinopse:

Sarah nunca tinha pisado em "Amber House", a imponente propriedade pertencente à família havia três séculos, onde dizem estar escondidos diamantes entre aquelas paredes.
Ao se mudar com seu irmão e sua mãe, a garota logo se sente atraída tanto pelo belo Richard, que lhe apresenta um mundo de riqueza e privilégios, quanto pelo enigmático Jackson, que a desafia a encontrar os diamantes.
Sarah começa a ter visões da história da mansão e pouco a pouco, descobre os segredos de Amber House: crimes antigos e traições recentes. Ela precisa descobrir logo as respostas para todos os enigmas existentes, antes que o passado aprisione a todos para sempre.

Compre este livro no site do Grupo Editorial Pensamento - clique aqui
 _____________________________________________________

- As Autoras:

 Kelly Moore imaginou Amber House enquanto estudava Direito na universidade, e um primeiro esboço da história foi escrito em meados da década de 1980. Quando suas filhas Tucker e Larkin Reed descobriram o manuscrito alguns anos atrás, as três decidiram reescrevê-lo juntas.
Tucker atualmente estuda na University of Southern California, enquanto Kelly e Larkin vivem em Jacksonville, Oregon, em uma casa cheia de antiguidades.

Visite o website das autoras: www.theamberhousetrilogy.com
 _____________________________________________________

- A Série:

Amber House
1. Amber House (2012)
2. Neverwas (2014)
 _____________________________________________________

- Capas Estrangeiras:

_____________________________________________________





Um comentário:

  1. Meu meu nome e moises gomes de lima e eu adoro esse livro e fico muito feliz por saber que tem uma continuação,não espero a hora para compra-lo.Muito obrigado por isso

    ResponderExcluir

Olá! Deixe seu comentário - sempre com bom senso ;-)

Nota: O blog Paixão por Livros não incentiva o download ilegal de livros e nem tampouco envia arquivos e/ou fornece links para tal. Então peço por favor que não utilizem este espaço para solicitar esse tipo de coisa, nem fornecer livros ou sites de download. Qualquer comentário dessa natureza será excluído, assim como propagandas, links pessoais e spam.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...