25 de janeiro de 2014

Saí Cedo, Levei Meu Cachorro - Kate Atkinson (Resenha)


Leitura da Semana



Saí Cedo, Levei Meu Cachorro
Kate Atkinson

Saí Cedo, Levei Meu Cachorro é um dos livros da série sobre o detetive Jackson Brodie, lançado pela Editora Fundamento. Um suspense com pitadas de humor afiado e personagens intrigantes.

No local do acidente de trem, dois anos antes, a vida de Jackson fora salva por uma garota que lhe administrara a ressuscitação cardiopulmonar. E agora fora salvo pela lealdade de um cão. Quanto menos inocente ele se tornava, mais inocentes eram seus salvadores. Havia algum tipo de equilíbrio no universo que Jackson não compreendia.
(Jackson - pág. 303)

- Hora de Acordar os Mortos...


Jackson Brodie é um detetive particular, um ex-policial especializado em encontrar pessoas desaparecidas. É também um homem solitário e sarcástico que vive atormentado por seu passado: o assassinato brutal de sua irmã, um acidente de trem que o traumatizou profundamente e um casamento fracassado. Para Jackson encontrar desaparecidos e resgatar vítimas de sequestro é uma forma de exorcizar seus temores...

Um de seus atuais casos é o de Hope MacMaster, uma mulher que recentemente descobriu que foi adotada de uma forma "nada convencional". Sem registros no sistema de adoção, e sabendo que os nomes dos pais de Hope - já falecidos - eram falsos,  Jackson inicia então uma investigação que o conduz ao passado sombrio de Carol Braithwaite, uma prostituta que fora assassinada há mais de 25 anos e cujo caso de homicídio ficara "arquivado por força maior". Ao remexer no passado de Carol, Jackson se depara com policiais suspeitos, personagens excêntricos e brutamontes perigosos que o querem "fora do caso" a qualquer custo. Parece que a sujeira deve permanecer debaixo do tapete... Mas o cadáver de Carol está prestes a sair da cova...
"O nome Carol Braithwaite soa familiar para você?", perguntara ele. Era mais como o soar de um grande sino, dobrando pelos mortos e acordando os vivos. Toquem os sinos, tragam os mortos de volta.
(Barry - pág. 163)
O fiel companheiro de Jackson nesta aventura solitária é O Embaixador, um cachorro o qual ele havia salvado dias antes de levar uma surra quase mortal dos tais "brutamontes". Como o pequeno cachorro é proibido de entrar na maioria dos lugares por onde Jackson passa, ele o leva dentro de uma mochila - e o coitadinho do bichinho nem reclama... isso sim é que é ser o melhor amigo do homem!

Estavam se transformando em Wallace e Gromit, ele podia sentir. Muito em breve, estaria chamando o cão de "rapaz" e dividindo queijo e bolachas com ele. Mas havia coisas piores, Jackson pensou.

(Jackson - pág. 157)
Paralelamente, ocorrem mais três tramas que se entrelaçam com o fatídico destino de Carol: a da truculenta  Tracy Waterhouse, uma policial aposentada mas que agora está fugindo da polícia; Tilly, uma atriz de idade avançada e que está sofrendo com os primeiros estágios de demência; e Barry, ex-chefe de Tracy, um policial durão tanto de temperamento como de coração. Mais três histórias ligadas pelo passado e que conduzem o livro à um final surpreendente e quase que surreal.

- Montanha-Russa

 
A trama viaja entre os dias atuais e os acontecimentos do ano de 1975. Nesse contexto, o leitor encontra várias pistas que o conduzem a diversos becos sem saída, literalmente. A cada virada de página, novos elementos são acrescidos à trama, tornando-a uma colcha de retalhos gigantesca! Ufa! Só bem próximo ao final do livro é que conseguimos juntar algumas peças do intrincando quebra-cabeças promovido pela autora.

Quanto aos personagens, Jackson parece procurar seu lugar no mundo, um canto para se sossegar. Em  outros momentos, nosso detetive particular parece estar mais perdido do que seus próprios clientes.
Tracy é outra personagem de destaque. Assim como Jackson, Tracy é durona e solitária - e este parece ser o grande mal que aflige a maioria dos personagens do livro. Sempre tão correta, Tracy tem um momento de loucura e toma uma decisão inesperada que a conduz, praticamente, à mesma situação pela qual Hope MacMaster enfrentou no passado.

Acima, capa de "Case Histories", mais uma aventura de Jackson Brodie
Repare como o homem da capa - supostamente Jackson - se parece com Jason Isaacs!

Depois que meu cérebro deu tilt de tantas histórias cruzadas, pistas desencontradas e personagens exóticos, e para embaralhar ainda mais meus sofridos neurônios, o livro também deixou alguns pontos sem nó que ficaram martelando em minha mente... e o mesmo aconteceu com Jackson que terminou o livro sentindo que algo ainda o incomodava mas que os "homenzinhos em seu cérebro iriam localizar a informação mais cedo ou mais tarde."  Bom, de minha parte, não sei se meus "homenzinhos" vão conseguir encontrar a informação tão cedo... rsrsrs

O livro é um suspense cheio de idas e vindas e reviravoltas inesperadas. Assim como O Embaixador, o leitor se sente levado para cima e para baixo da trama, dentro de uma mochila, como um espectador incapaz de distinguir o rumo a seguir.
As orelhas do cão se ergueram e ele rosnou; um som surpreendentemente ameaçador vindo de um animal tão pequeno.
"Sim", pensou Jackson, "podem vir, venham me pegar, a mim e ao meu cãozinho, estamos prontos para vocês."
(Jackson - pág. 277)
Com Saí Cedo, Levei Meu Cachorro, abra bem os olhos, tome seu remédio contra labirintite e desconfie até mesmo de sua própria sombra, ok?!
____________________________________________

- O Livro

Saí Cedo, Levei Meu Cachorro  
Autora: Kate Atkinson

Editora: Fundamento
Assunto: Literatura Estrangeira / Suspense / Policial
ISBN:  9788539505340
1a Edição / 2013
360 Páginas

- Sinopse:

Um dia como outro qualquer para a chefe de segurança Tracy Waterhouse, até que ela faz uma compra pela qual não esperava. Um momento de loucura é tudo o que é preciso para o mundo monótono de Tracy ser virado de cabeça para baixo e o tédio da vida cotidiana ser substituído pelo medo e o perigo a cada esquina. Testemunhas da troca faustiana que Tracy fez no Centro Merrion em Leeds são Tilly, uma atriz idosa à beira de seu próprio desastre, e Jackson Brodie que voltou ao condado em busca das raízes de outra pessoa.

Todos os três personagens descobrem que o passado nunca é história e que nenhuma boa ação fica impune.


- A Série

Jackson Brodie
1. Case Histories (2004)
2. One Good Turn (2006)
3. When Will There Be Good News (2008)
4. Started Early, Took My Dog (2010) 



- Capas Estrangeiras
 

- Na Mídia
 “Kate Atkinson é realmente uma leitura indispensável. Eu amo tudo o que ela escreve.” - Harlan Coben.

 “Os livros de mistério de Atkinson capturam a estranheza dos tempos modernos com perspicácia aguçada, inteligência emocional e habilidade perfeita.” - Independent.

 “Comovente, divertido, surreal... absolutamente agradável.” - The Times. 

“O melhor livro de Atkinson até agora. De fato, é um dos melhores livros britânicos dos últimos anos... muito mais perspicaz, meticuloso e irônico do que qualquer outro.” - Mirror. 

“De uma exuberância única. Uma extraordinária combinação de inteligência com franqueza, ternura e técnica.” - The Guardian. 

“Agradável, prazeroso e muito engraçado. Bom demais para não ler.” - Spectator. 

“O suspense deu a Atkinson autonomia para escrever uma obra ambiciosa, sensível, envolvente e dinâmica.” - Sunday Times  

“Seguramente você está prestes a se encontrar nas mãos de uma guru do suspense, com um senso de humor muito inteligente.” - Time Out.
 
Compre este livro diretamente do site da Fundamento: clique aqui
-

Um comentário:

  1. Vc sabe por que não lançaram os outros 3 livros da série no Brasil? Procurei e não achei... E este é o volume 4!

    ResponderExcluir

Olá! Deixe seu comentário - sempre com bom senso ;-)

Nota: O blog Paixão por Livros não incentiva o download ilegal de livros e nem tampouco envia arquivos e/ou fornece links para tal. Então peço por favor que não utilizem este espaço para solicitar esse tipo de coisa, nem fornecer livros ou sites de download. Qualquer comentário dessa natureza será excluído, assim como propagandas, links pessoais e spam.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...