7 de março de 2014

Minha Última Duquesa - Daisy Goodwin (Resenha)

Leitura da Semana



Minha Última Duquesa, da Editora Fundamento, é um romance histórico que se passa no final do século XIX. A autora Daisy Goodwin é best-seller do The New York Times.
Cora sabia que seria colocada em uma cabeceira, ensanduichada entre dois solteiros adequado com os quais esperava-se que ela flertasse apenas o suficiente para fazer jus à reputação de belle da estação, mas não tanto que colocasse em risco os planos da mãe para seu futuro. A sra. Cash estava dando o baile para exibir Cora como uma caríssima gema para ser admirada - mas não tocada. Este diamante destinava, no mínimo, a uma coroa. (pág. 10)
________________________________________

Da Riqueza de Newport para a Nobreza de Londres


A família Cash era uma das mais ricas - e porque não dizer "a mais rica" - dos Estados Unidos. Entretanto, não eram nobres: a família do sr. Cash era de origem humilde e sua estrondosa riqueza fora conquistada através do trabalho e de investimentos adequados. Agora a bela Cora, a única filha dos Cash, estava sendo exibida como uma jóia rara nos bailes da estação de Newport. Sua beleza e juventude conquistava os jovem solteiros (isso sem falar em sua fortuna incalculável...). Uma bela e rica garota americana cuja sra Cash ansiava ver casada com um nobre. Era só isso que faltava aos Cash para que fossem aceitos de vez na sociedade: um título de nobreza. Mas não poderia ser "qualquer título"...
Sufocada pela mãe, Cora quer se casar logo. E preferencialmente com Teddy Van Der Leyden, um jovem de origem nobre mas não tão rico como ela. Entretanto, a mãe de Teddy não aceita o fato de que o sangue "quase azul" de seu filho se una a uma moça "sem berço".

Conduzida pelos caprichos da mãe, Cora atravessa o oceano e vai parar em Londres. Lá a sra. Cash poderia encontrar um nobre que desposasse sua filha. Seria essa a saída para conseguir finalmente o título (e status) que tanto almeja na sociedade...
Mas o mesmo destino que separou Cora de seu amado Teddy, a colocou no caminho do sombrio Ivo, o Duque de Wareham e senhor das terras de Lulworth. Um nobre cuja fortuna estava se esgotando. Durante uma cavalgada, Cora se fere e acaba sendo socorrida pelo belo moreno que a leva para seu castelo.

Encantada com Ivo e o mistério que o envolve, Cora acaba aceitando seu repentino (e inesperado) pedido de casamento. Como Cora sente que Ivo a ama, ela também faz vistas grossas para a situação precária e quase decadente de Lulworth... Seu dinheiro poderia dar um jeito nisso quando se tornasse a Duquesa daquele lugar. Se casaria por amor. Assim ela esperava.
(...) Era seu dinheiro que provocava todos aqueles olhares de soslaio, toda aquela hesitação na conversas quando ela se aproximava. Ninguém deixava de ser afetado pelo dinheiro - até mesmo Teddy, que não o queria, deixava-se afastar por ele.  (Cora - pág. 71)
Daí por diante sua vida de conforto e liberdade não é mais a mesma. A sociedade londrina é regrada e Cora é vista como "mais uma estrangeira". São tantos percalços... Ivo às vezes é amável com ela, outras, implacável. E ele parece esconder terríveis segredos do seu passado, segredos que podem destruir o fino laço do casamento que agora os une. 
Além disso, Lady Fanny, a Dupla Duquesa e mãe de Ivo, insiste em interferir na vida do casal, subjugando a autoridade e inteligência de Cora, implicando com Ivo e usando seus antigos criados para obter informações e manipular a vida em Lulworth.
E a jovem parece não perceber os perigos que a cercam. Quando Cora está nos braços de Ivo o mundo cruel deixa de existir e há calmaria...
- Bom, você alguma vez já conheceu alguém que é bom e malvado, que faz você amá-lo num minuto e, no minuto seguinte, odiá-lo? Que faz você se sentir maravilhosa e terrível, e você nunca sabe como estará em seguida?  (Cora - pág. 352)

Em uma sociedade implacável e movida a escândalos, traições, intrigas e fofocas, a mimada Cora se vê cada vez mais isolada. 
Ao lado de Cora neste universo tão diferente da sociedade americana, está Bertha, sua fiel criada. Ela vê o que Cora não vê: as fofocas e zombarias entre os criados, a interferência de Lady Fanny, os jogos dos amantes. Incapaz de agir com medo de perder seu emprego - afinal de contas, Cora é imprevisível! -, sua fiel escudeira vê as finas teias de intriga e poder serem tecidas ao redor de sua patroa, cavando sua própria sepultura social.

Com inimigos ocultos, falsos amigos e pessoas impiedosas convivendo tão próximo, está na hora de Cora acordar e se tornar a senhora absoluta de Lulworth, a única e última Duquesa de Wareham!
Se seu marido desejava um rompimento com o passado, nada a deteria. Ela não estava a fim de ser uma senhora cinzenta, abatida pelos cantos. Seria a Senhora de Lulworth. (Cora - pág. 296)
________________________________________

Na Alma dos Personagens


Acho que vocês já repararam que tenho mania de analisar a psique dos personagens... rsrsrs

Cora Cash está além dos padrões convencionais da época: é levemente ousada e muito (mas muuuuito) mimada. E sem dizer que é esnobe, caprichosa, imprevisível e um tanto "inocente" (os nobres de Londres estavam prontos para devorá-la!). Sufocada pela mãe, ela estava disposta a casar-se logo para se livrar das "interferências" em sua vida. Não estava tão preocupada com um título pois tinha dinheiro suficiente para viver no luxo. Ela queria se casar por amor. Daí surge Ivo. Do nada. Um Duque que poderia se casar com qualquer inglesa da nobreza, mas que a escolheu. Ela. Uma americana, sem título, fora dos padrões de Londres, mas rica.
Ao meu ver, Cora é uma mulher superficial e irritante. Não consegui me simpatizar - nem me solidarizar - com ela. Talvez no final do livro eu tenha a olhado com um pouco mais de atenção. Mas foi só isso. Ela não me ganhou.
- Eu simplesmente não sei mais quem é Ivo! Às vezes eu acho... não, eu sei... que ele me ama, mas, no momento seguinte, ele é uma pessoa completamente diferente. (...)  (Cora - pág. 352)
Ivo Matravers, o Duque de Wareham. Um perigo ambulante. Sombrio, esquivo. Um herói, anti-herói, ou sei lá o quê. Na maior parte do tempo está ausente da vida de Cora. Às vezes é amável, às vezes impiedoso. Não consegui identificar seu amor genuíno por Cora. Ele me pareceu frio e distante todo o tempo. Não me convenceu e nem me ganhou.
- (...) Portanto, lamento que você hoje tenha se sentido constrangida, mas talvez agora você compreenda como eu me senti a cada dia em seu país, com os jornais falando livremente de mim como se eu fosse um pobre coitado dando o golpe do baú.  (Ivo - pág 209)
Com certeza o comportamento de Cora e Ivo são reflexos da sociedade londrina do século XIX. Essa frieza nos personagens (atitudes e emoções), suas futilidades, as guerras sociais implícitas. 

Ao meu ver o personagem mais consistente é Bertha, a criada particular de Cora. Altruísta, está sempre por perto e disposta a se sacrificar por Cora - mesmo recebendo constantes "patadas" de sua patroa. É uma moça negra, pobre, mas digna. Essa sim mostrou alguma virtude e força de caráter.
E Teddy. Um gentleman.

Quanto aos outros personagens...

Os desmandos da Dupla Duquesa me ferveram os nervos. Eu mesma tive vontade de colocar Fanny no seu devido lugar! Isso sem falar na manipuladora e perigosa Charlotte Beauchamp. Tirando sua beleza, não lhe resta nada. Odo, marido de Charlotte, é tão detestável quanto ela. Já a Sra Cash estava mais preocupada com a perfeição nas recepções e com o título da filha do que com seu bem-estar pessoal. Quanto aos criados de Lulworth fofocando na coxia... bem, nas minhas mãos provavelmente todos já estariam desempregados e sem referências!
Novamente, são comportamentos recorrentes na alta sociedade da época. Revoltantes, mas reais.

Como é possível que eu tenha gostado do livro e ao mesmo tempo tenha odiado 90% dos personagens???
Eu mesma me vi xingando, dizendo umas verdades e colocando cada um deles no seu devido lugar!
________________________________________

O que esperar de "Minha Última Duquesa"?


É mais um daqueles livros que você termina de ler e fica com a sensação ruim de que a história não acabou por ai. Não há continuação - o livro é um stand-alone - mas a autora deixou uma brecha e tenho a impressão que Cora ainda terá outros percalços.  #tenso
Você xinga, esperneia, tem taquicardia, fica nervoso. Fiquei cansada do excesso de personagens terciários que entraram para não agregar. Queria voar no pescoço da Dupla Duquesa e cansei das tolices e da ingenuidade de Cora. Fiquei tão irritada com ela que não consegui me envolver nas primeiras 150 páginas. Felizmente, depois a coisa foi melhorando e até resolvi torcer para que ela tivesse um "final feliz" rsrsrs

Durante a leitura temos um vislumbre dos costumes londrinos do final do século XIX e passamos levemente pelas cortes, com seus príncipes e firulas. É uma ficção onde o amor, propriamente dito, não "está no ar". O que o leitor irá encontrar é um crítica refinada da sociedade da época (e sua hipocrisia). Para quem curte, vale conferir.
________________________________________

Um Tour com Cora e Ivo


Newport / EUA 
(local da casa dos Cash)
Newport Beach

Casa de Bridgewater 
(casa de Ivo e Cora em Londres)
Bridgewater London House



Green Park / Londres



Lulworth / Inglaterra
(terras de Ivo)




Colar de pérolas negras
________________________

Arte
Quadro de Maria Antonietta, no Petit Trianon
Madonna e filho, quadro de Rubens
Madonna e filho, quadro de Rubens
Painéis de Fragonard
Painéis de Fragonard
 ________________________________________

Trilha Sonora

Sonata Waldstein, de Beethoven - tocada no piano por Ivo e Cora


E mais:
Danúbio Azul - Strauss
Canção de Ninar - Brahms
Chopin
Schubert
________________________________________

Book Trailer


Vìdeo da autora Daisy Goodwin falando sobre Minha Última Duquesa

________________________________________

O Livro

Minha Última Duquesa
Autora: Daisy Goodwin 

Editora: Fundamento
Assunto: Literatura Estrangeira / Romance
ISBN: 9788539505678
1a Edição / 2013
382 Páginas

Beleza, fortuna, admiradores e a arrogância ingênua de acreditar que o dinheiro lhe abriria todas as portas era do que uma jovem precisava para ser feliz nos Estados Unidos no final do século 19. Cora Cash tinha tudo isso. Mesmo assim, lhe faltava o que alguns consideravam o mais importante: um título de nobreza. Por isso, para conseguir um casamento que lhe garantisse um status social inabalável, ela partiu para a Inglaterra aos 18 anos. A primeira impressão do novo país não foi nada boa – a aristocracia era fria e hostil, dominada por intrigas e fofocas. Mas a situação ficou ainda pior quando Cora se apaixonou por um homem que mal conhecia… e entrou em um jogo com regras desconhecidas e que tinha como único prêmio a própria felicidade.
“Daisy Goodwin escreve de forma deliciosa.” - The New York Times
“Um romance histórico, excepcionalmente preciso e impressionante, que vai deixá-lo surpreso e maravilhado… E vai lhe dar vontade de relê-lo no mesmo instante em que terminar.” - BookReporter.com
“Uma viagem inteligente sobre as diferenças entre em Novo e o Velho Mundo – e sobre a luta de uma forte mulher para acabar com elas.” - The Guardian
“Um livro brilhante e bem escrito, de uma autora ousada e habilidosa. É entretenimento puro e despretensioso.” - Sunday Express

Capas Estrangeiras

-

Um comentário:

  1. Simplesmente perfeita esta resenha! Estou no site da livraria para escolher os livros da minha próxima compra e queria saber mais sobre esta obra. Sei que vim parar no lugar certo, uma das melhores resenhas que já li.
    Agora, com relação ao livro em si, ainda estou em dúvida, porque o contexto parece ótimo, mas se os personagens são assim, não sei se vou ter a mesma taquicardia que você teve... hehe
    E aí, me indica a ler assim mesmo?
    Obrigada pela visão tão abrangente do livro, voltarei aqui mais vezes!

    Meu blog: http://www.spaziodilibri.blogspot.com.br/

    Abraços!

    ResponderExcluir

Olá! Deixe seu comentário - sempre com bom senso ;-)

Nota: O blog Paixão por Livros não incentiva o download ilegal de livros e nem tampouco envia arquivos e/ou fornece links para tal. Então peço por favor que não utilizem este espaço para solicitar esse tipo de coisa, nem fornecer livros ou sites de download. Qualquer comentário dessa natureza será excluído, assim como propagandas, links pessoais e spam.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...