27 de abril de 2014

Enfeitiçadas (As Crônicas das Irmãs Bruxas 1) - Jessica Spotswood (resenha)



Enfeitiçadas
As Crônicas das Irmãs Bruxas 1 
Jessica Spotswood 

Enfeitiçadas, é o primeiro livro da série As Crônicas das Irmãs Bruxas, de Jessica Spotswood - lançado pela Editora Arqueiro em Janeiro deste ano. A série é composta por três livros. O próximo volume é Amaldiçoadas, que deve ser publicado no segundo semestre de 2014. Por que tanta demoooooora Arqueiro???? Quer me matar de ansiedade, é?

Nesta série, conhecemos a saga de três poderosas irmãs bruxas que vivem no final do século XIX, um período onde as mulheres acusadas de bruxaria eram caçadas, torturadas e até exterminadas.
Cate, Maura e Tess Cahill, três irmãs com um legado nas mãos e presas à uma guerra entre a Irmandade e a Fraternidade. De um lado, bruxas extremistas dispostas a retomar o poder a qualquer custo, do outro um grupo de homens impiedosos destinados a eliminá-las. Uma verdadeira guerra pelo poder... e pela bruxa mais poderosa! #spoileralert
E não é só isso. As três irmãs são o centro de uma antiga profecia que pode tanto trazer a Era de Ouro para as filhas de Perséfone (as bruxas), quanto lançar à todos numa Era negra de Terror. E há também uma "outra parte" da profecia que é assustadora e exige um certo sacrifício.... mas claro, esse "detalhe" eu não vou contar para vocês! Leiam Enfeitiçadasrsrsrs
- Eu sou uma bruxa. Estou cansada de ter vergonha da maneira como nasci: bruxa e mulher. Fiz o melhor que pude, seja isso uma bênção ou uma maldição.  (Cate - pág. 231)
_____________________________________________

Excêntricas não! Poderosas!


Cate, Maura e Tess são as irmãs Cahill. Vivem reclusas em sua casa de campo na pequena cidade de Chatham. Tudo por causa de um segredo: elas são bruxas. E ser bruxa em pleno século XIX é perigoso. Os irmãos da Fraternidade caçam as mulheres suspeitas de bruxaria - e eles são impiedosos e malvados. Algumas dessas mulheres são enviadas para Harwood, uma prisão com cara de hospício; outras são destinadas à um navio-prisão e nunca mais são vistas... Algumas são bruxas, outras não. Mas parece que só as verdadeiras bruxas vão para a tal "prisão-hospício". Por que será? Que fim levou as outras mulheres???


Cate tem um segredo em mãos. Um segredo que ela precisa manter a qualquer custo. Um segredo que poderá custar sua vida e a de suas irmãs. 

Confinadas em sua mansão, as irmãs Cahill não têm vida social. Seu Pai é um homem bom mas está sempre ausente. Os habitantes de Chatham as acham "excêntricas" - isso porque eles não sabem nem da metade da história...

A Fraternidade é um grupo político e religioso que domina Chatham e todo país. Eles ditam as leis, são radicais e  promovem a ordem pela imposição do medo. Não aceitam que as mulheres estudem, leiam ou sequer "pensem". Mas o que eles mais odeiam são as bruxas. Elas são uma ameaça para a Fraternidade... Em outros tempos, eram elas que detinham o poder - e não eles! Então as bruxas foram caçadas, mortas ou presas pelos Irmãos da Fraternidade. E foi assim que eles chegaram ao poder - e é assim que eles continuam a manter o poder!
Com esse dogma radical, a população também se tornou temente e intransigente com as bruxas, delatando mulheres ao menor sinal de "comportamento estranho".
- A Fraternidade sugaria toda a cor e a alegria do mundo se permitíssemos. (Finn - Pág. 105)
A situação em Chatham é cada vez mais complicada e Cate tem que lidar com tudo sozinha. Sua mãe morreu há alguns anos, deixando suas duas filhas mais novas aos cuidados dela. Muita responsabilidade para uma menina de apenas 16 anos. Ela tem que educar as irmãs, zelar pela saúde delas e ensiná-las a controlar sua magia.
Maura tem 15 anos é a mais difícil de se lidar, pois é voluntariosa e descuidada. Tess, sua irmã mais nova, tem 12 anos é uma menina doce e muito perspicaz - além de incrivelmente talentosa com a magia. E Cate precisa que seus "dons" fiquem em segredo!
Vocês serão caçadas por aqueles que a usariam para seus propósitos pessoais. Não podem confiar seus segredos a ninguém. (pág. 74)

Os objetivos podem ser louváveis, mas seus métodos podem ser questionáveis...

Cate não sabe como será seu futuro. Logo ela fará 17 anos e precisará declarar sua intenção para os Irmãos - é um voto obrigatório para toda mulher. Será o momento em que ela deverá escolher entre se casar (e para isso ela precisa de um pretendente, coisa que ela não tem!) ou se entregar (oh palavra pavorosa!) para os Irmãos. Mas péra aí... deixe-me primeiramente explicar essa história de "se entregar"... rsrsrs   Vamos colocar desta forma: ou Cate se casa, ou entra para a Irmandade e se torna uma irmã para servir à Deus. Todos sabem que a Irmandade é o braço direto da Fraternidade e que é formada apenas por mulheres - contudo, Cate logo irá descobrir que há muito mais por trás da Irmandade do que se possa imaginar...

O que fazer quando nenhuma das opções é o que se deseja? 
O que fazer quando uma garota rebelde vive em seu coração?

Não há muito tempo. Se Cate não se decidir logo, os Irmãos escolhem por ela fazendo-a se casar (por livre e espontânea "pressão") com um viúvo cheio de filhos ou um velho caquético (como diria Maura). Pois é, a Fraternidade manda e desmanda na vida das mulheres. Mantê-las sobre controle, obedientes e sobre o manto do terror é a única forma de impedir o retorno das bruxas ao poder. Será???

Como se a cerimônia de intenções fosse o maior dos problemas...

Enquanto Cate luta para manter seu dom - e o de suas irmãs - sobre controle e tenta decidir o que fazer, uma nova governanta chega para educá-las e prepará-las para seu debut na sociedade. Ela é a jovem Elena Beauchamp, que logo se torna amiga íntima de Maura - para total desgosto de Cate.  Para Cate, Elena não parece ser uma pessoa confiável... ela é enigmática, vive medindo forças com ela e está cheia de segundas intenções. Quem é realmente Elena?

E tem também Finn Belastra, o lindo garoto ruivo de cabelo desgrenhado, que é o jardineiro dos Cahill. Finn é doce, forte, inteligente e desperta em Cate sensações que ela jamais imaginou ter. Ele faz seu coração bater mais rápido... Isso sem falar no descontrole mágico que ela sente sempre que está perto dele: flores brotando no jardim seco, o sol aparecendo em pleno outono, chuvas de penas, e por aí vai. Como é que isso pode acontecer?
Finn é filho de Marianne Belastra, uma viúva que é dona da única livraria da cidade. Para as pessoas de Chathan, ser comerciante já é um fato por sí só socialmente degradante, ainda mais se tratando de  uma mulher, viúva, dona do próprio nariz e culta! E os Irmãos temem que na livraria hajam livros de bruxaria. Nem preciso dizer que os Belastra são hostilizados por todos... tsic tsic...
- Desculpe-me - digo.
Marianne coloca os óculos no balcão e dá uma olhada em mim.
- Por quê?
- Não é possível que você queira o seu filho envolvido em tudo isso.
- Bom, realmente complica um pouco as coisas, mas não escolhemos quem amamos.
- Ah... ele... quer dizer... ele não... - gaguejo.
- Ele pode não ter dito as palavras, mas conheço o meu filho. Vi o jeito como ele olhava para você.
- Como?
- Como se ele fosse capaz de matar por você.
(Marianne e Cate - pág. 229)

Isso sem falar de Paul McLeod... Seu amigo de infância retorna de Nova Londres e está mais lindo do que nunca! Paul está disposto a conquistá-la e se casar com ela. Eles se conhecem há anos e ele é perfeito. Mas será que é "ele " quem ela realmente ama?
- Você pode trocar confidência comigo - sugiro. - Somos como irmãos, crescemos juntos, não é?

A boca de Paul se contorce em uma careta.
- É assim que você pensa em mim? Como um irmão?
Não sei o que dizer. Eu ainda era criança quando ele foi embora. Já pensei em nos casarmos, mas como uma solução ao problema do meu futuro, não como um devaneio romântico. (...)
- Posso garantir, Cate, que não penso em você como irmã. (...)
(Cate e Paul - pág. 56)
Com uma intrusa intrometida dentro de sua casa e um rapaz tentador no meio do seu jardim, não vai ser nada fácil manter a magia das Cahill em segredo. O que aconteceria se algum deles percebesse alguma coisa?

Confie naqueles que amam o conhecimento por si só.

Quando Cate encontra o antigo diário de sua mãe, ela descobre que tem uma madrinha bruxa chamada Zara e que as três irmãs Cahill podem ser o centro de uma antiga Profecia destinada às filhas de Perséfone - as bruxas. Um presságio que irá mudar o rumo da história, fazendo ressuscitar uma nova era dourada da magia ou então, trazer uma era de terror. E há a segunda parte da Profecia... algo que exigirá um sacrifício inestimável! Cate fica horrorizada. Seriam as Cahill as irmãs da Profecia? Por que sua mãe não lhe contou? E onde está Zara?
Minhas irmãs não sabem que eu sou capaz de fazer magia mental. É uma coisa absolutamente rara e considerada o tipo mais obscuro de magia que existe. A Mãe era a única que sabia, e até ela ficou horrorizada. (Cate - pág. 19)
Com a profecia em mãos e a cerimônia de intenção se aproximando, Cate precisa agir. Ela não quer ir para a Irmandade, não quer se afastar de suas irmãs, e casar com Paul talvez não seja a opção "correta".
Talvez haja uma chance: é só ouvir seu coração rebelde. Mas quando chega a hora de Cate declarar sua intenção, seu mundo vira de ponta-cabeça...

_____________________________________________

Palavras Enfeitiçadas


No começo da leitura achei o livro um pouco devagar e irritante. As mulheres de Chatham dizem "amém" pra tudo e Cate não tem iniciativa pra nada. Mas depois da metade do livro... preparem-se! Cate fica mais esperta, mais irônica e mais ousada - algo atípico para os padrões da época.
As mocinhas da cidade começam a colocar as asinhas de fora e personagens acima de qualquer suspeita mostram que não estão de brincadeira!
No entanto, se você sofre de problemas cardíacos, cuidado com o final! Com a ajuda de Marianne, Cate tem a chance de ter seu happy end... se não fosse por um pequeno detalhe, of course, que acaba transformando o final do livro num verdadeiro pesado! Cliffhanger no final! Ai que ódio!!!!
Amaldiçoadas, a continuação de Enfeitiçadas, só chega no segundo semestre. Até lá, estou amarrada, enclausurada e sem saída - assim como Cate! #Ops!Falei!

Fiquei enfeitiçada pelo livro. A história é contada em primeira pessoa por Cate. O enredo engata e entretém. A diagramação no início de cada capítulo é super fofa e no final os leitores têm um vislumbre do próximo volume. #SurtoLiterário
Tá esperando o quê para ler? Comece logo!
_____________________________________________

Antes do Alvorecer do Século XX...


As bruxas sempre foram vistas como velhas narigudas, feias, voando em vassouras e cozinhando poções mágicas em enorme caldeirões repletos de ingredientes nada ortodoxos (vide patas de aranha, unhas de rato, asas de morcego... nheca nheca nheca!). Mas as irmãs Cahill não são nada disso. São lindas, jovens, inteligentes, reclusas e estão acima de qualquer suspeita... até agora!

No começo achei Cate meio que... devagar. Ela é responsável e cautelosa demais. É altruísta e coloca seu destino nas mãos de pessoas manipuladoras só para poder manter aqueles que ama em segurança. E isso inclui abrir mão de sua própria felicidade e do amor da sua vida. Dessa forma ela está sempre de mãos atadas e sujeita à sacrifícios. Eu, no lugar dela, teria botado fogo em algumas pessoas, na Fraternidade, na Irmandade... Ela é bruxa e pode muito bem dar conta do recado!
Maura é irritante. Não sei se é burra, ingênua ou apenas uma adolescente temperamental. Sinceramente, se a segunda parte da profecia se concretizar (e eu não vou contar qual é!), espero que seja a respeito dela. #SendoEvil
Tess é uma gracinha. É aquele personagem que você se apaixona logo de cara. Talvez parta dela o destino das irmãs Cahill... ou talvez não.

Finn é um gentleman, assim como Paul. Mas minha paixão mesmo é o Finn! O Paul é fofo mas ele não tem o jeito "chega junto" do Finn. Ok, não é lá grande coisa, pois estamos falando do século XIX, mas Finn é "o cara", disposto a dar vida por quem ama ;-)
Elena e a Sra. Corbett são detestáveis. Imaginei a Corbett como aquela diretora parruda do filme Matilda, vocês se lembram? rsrsrs 

O leitor também é apresentado à personagens secundários que prometem dar o que falar nos próximos livros da série, tais como Sashi Ishida, a filha do Irmão Ishida, o pior caçador de bruxas; e Brenna Elliot, uma jovem bruxa que ficou louca após ser solta de Hardwood (e ela tem o dom de ler o futuro! #medo)

A pergunta que não quer calar 
#spoileralert

Brenna foi para Harwood à mando dos Irmãos por ter sido acusada de bruxaria, e ela voltou de lá com a memória fragmentada. Isso significa que alguma carcereira era uma bruxa e usou o poder mental em Brenna durante sua "estadia" em Harwood, certo? Provavelmente com o consentimento da Fraternidade. Então me explique como os Irmãos - os caçadores de bruxas - têm uma bruxa na folha de pagamento!
O Pai de Cate parece enfeitiçado. Antes era amoroso e presente e agora está ausente e indiferente. Com certeza alguém andou mexendo nas memórias dele... e não estou falando de Cate. E mais, como é que ele não sabe do poder das filhas e da mulher? Não acredito que ele nunca tenha visto nada ou que tenha feito vistas grossas... acho que tem mais alguma coisa por trás disso.
E quem é Marguerite? Sumiu antes do julgamento, sem deixar rastros?
_____________________________________________

Viajando na Maionese


Atendendo à pedidos, vamos viajar na maionese!

  • Hardwood é a prisão das bruxas = Azkaban também é uma prisão de bruxos! #devaneio
    Azkaban
  • Se Hardwood é a Azkaban do século XIX, e Zara Roth é a madrinha de Cate e está presa lá, então Zara deve ser o Sirius Black de saia! #DevaneiosEmAzkaban
  • Se Cate é uma bruxa poderosa e tem uma madrinha louca que está numa prisão de bruxos, então Cate Cahill é o Harry Potter de saia! #Expeliarmus!
  • Se Cate tem a magia mental, talvez ela seja uma Obliviadora... afinal, ela consegue apagar a memória das pessoas! #MinhaLoucuraAindaVaiMeLevarPraAzkabhan
  • Cate, Maura e Tess são um trio de bruxas. Assim como Harry, Rony e Hermione#SurtoPottérico
  • O leitor aprende uma série de "azarações mágicas" do século retrasado, tais como: evanesco (o equivalente de estupefaça), renovo (reparo), agito (uma versão soft do pó de flu), avolo (ringardium leviosa - é leviÓsa e não leviosÁ! rsrsrs), aclaro (luminus!), dediscodesino, commuto, e por ai vai ... Coincidência?
  • Ah, e talvez Cate deva aprender o Avada Kedavra para usar na tosca Sra. Corbett (a versão Bellatrix Lestrange de Chatham) - hum, odeio essa mulher!
  • E para finalizar minha viagem-total-completa-nosense, acredito que a Fraternidade corresponda aos Dementadores. Só me resta saber quem é o Lord Voldemort nessa papagaiada toda! rsrsrs  #AlokaVaiPraAzkaban

Aproveite e relembre os principais feitiços da série Harry Potter, de J. K. Rowling: 
_____________________________________________

Book Trailer


_____________________________________________

Livro

Enfeitiçadas
As Crônicas das Irmãs Bruxas I
Jessica Spotswood

Arqueiro
Literatura Estrangeira / Romance / Fantasia
ISBN 9788580412307
1a Edição / 2014
272 Páginas 

Antes do alvorecer do século XX, um trio de irmãs chegará à idade adulta, todas bruxas. Uma delas terá o dom da magia mental e será a bruxa mais poderosa a nascer em muitos séculos: ela terá poder suficiente para mudar o rumo da história, para suscitar o ressurgimento do poder das bruxas ou um segundo Terror.

Quando Cate descobre esta profecia no diário de sua mãe, morta há poucos anos, entende que precisa repensar seus planos. Qual sera a melhor opção: servir a Irmandade, longe dos olhos vigilantes dos Irmãos caçadores de bruxas, aceitar uma proposta de casamento que lhe garanta proteção e segurança ou abandonar tudo e viver um grande amor proibido?

Prepare-se para se encantar com os jovens pretendentes de Cate, abominar o ódio e a repulsa que os Irmãos dedicam a meninas e mulheres, e aguardar ansiosamente pela sequência de As Crônicas das Irmãs Bruxas.
_____________________________________________

A Série:

Cahill Witch Chronicles
1. Born Wicked (2012) - Enfeitiçadas
2. Star Cursed (2013) - Amaldiçoadas
3. Sisters' Fate (2014)

Capas Estrangeiras:

_____________________________________________

E quem conhece estas outras célebres bruxas? ]

Algumas são irmãs, outras não...

"Da Magia à Sedução"

"Charmed"

"Oz - Mágico e Poderoso"

"Witches of East End"
"Hocus Pocus"
As Bruxas de Eastwick


_____________________________________________


2 comentários:

  1. Onde posso encontrar o segundo livro?

    ResponderExcluir
  2. Olá quero saber quem sabe quando é que vai lançar o próximo? Pois Amaldiçoadas no site diz que só seria lançado ano que vem,mas o comprei recentemente !

    ResponderExcluir

Olá! Deixe seu comentário - sempre com bom senso ;-)

Nota: O blog Paixão por Livros não incentiva o download ilegal de livros e nem tampouco envia arquivos e/ou fornece links para tal. Então peço por favor que não utilizem este espaço para solicitar esse tipo de coisa, nem fornecer livros ou sites de download. Qualquer comentário dessa natureza será excluído, assim como propagandas, links pessoais e spam.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...