11 de agosto de 2014

Star-Crossed: Romeu e Julieta - Rachael Wing (Resenha)


"Deixai que esta boca mostre o caminho certo ao coração"
(Romeu e Julieta, de Shakespeare) 


Star Crossed é uma versão moderna de um dos maiores clássicos da literatura: Romeu e Julieta, de Shakespeare. Nesta releitura juvenil, conhecemos a história de Jen Anderson, uma garota que, particularmente, adora a história de Romeu e Julieta. E quando Jen ganha o papel principal dessa peça, que será encenada na escola, ela vai ao delírio! Até descobrir que Chris Banner, o rapaz insuportável que ela tanto detesta, irá interpretar Romeu... Isso sem falar que a família de Chris e Jen se odeiam há anos...  Imagine só que fim isso vai levar!
Rachael Wing traz mais uma vez uma reinterpretação cheia de charme, romance e muitas confusões - assim como fez em Love Struck, romance juvenil inspirado na obra Sonho de Uma Noite de Verão. Aproveite e confira a resenha de Love Struck - clique aqui

Bora descobrir o que os Montéquios e os Capuletos do século XXI vão aprontar?

Ó Romeu, Romeu ! Portanto tu és Romeu?Negar o teu pai e recusa teu nome.Ou, se tu não, ser jurado, mas meu amorE eu vou deixar de ser uma Capuleto.
_____________________________________________

 

 Ó Romeu, Meu Romeu, Por Onde Andarás?


Jen Anderson é uma boa garota. Tem um relacionamento tranquilo com seus pais e venera sua irmã mais velha Maddy. Mas é em Reuben, seu melhor amigo desde a infância, que encontra seu porto seguro.  Jen e Reuben são inseparáveis. Eles compartilham segredos, sonhos e apoiam um ao outro. Reuben tem um senso de humor que beira o sarcasmo, é carinhoso e até que eles poderiam ser namorados... isto é, se Reuben não fosse gay. 
O mundinho de Jen sempre girou em torno de sua amizade com Reuben. Até o dia em que a professora de inglês resolve selecionar os alunos que vão interpretar a peça  Romeu e Julieta na escola... Coincidentemente é a obra que Jen a-m-a de paixão! Então, ela resolve dar seu máximo para conseguir o tão cobiçado papel de Julieta.

- Vai rolar uma peça - você anuncia em voz baixa, com um meio sorriso nos lábios. - Uma peça de verdade. Que vai fazer minha família me notar pelo menos uma vez... (Jen - pág. 4)

Com uma brilhante atuação - afinal ela conhece a trágica história de trás pra frente -, Jen ganha o papel de Julieta. O que ela não contava é que Chris Banner, um garoto irritante - mas lindo! - será o seu Romeu. URGH!

- Aquele Chris Banner da família Banner? O mesmo Chris Banner cuja família vem desafiando, insultando e prejudicando a minha há vinte e cinco anos? Aquele cujo pai covarde preferiu ser desleal ao melhor amigo para conseguir um emprego? O Chris Banner que eu detesto? (Jen - pág. 23)
Chris e Jen se detestam desde a infância. Chris é seu inimigo - e Jen nem sabe o por quê! Eles brigam e trocam farpas desde... sempre! Talvez seja porque a família de Jen tenha assuntos mal resolvidos com a família de Chris - algo muito ruim que aconteceu no passado de seus pais. E por causa disso, os Anderson e os Banner se odeiam! Eles são os verdadeiros Capuletos e Montéquios do século XXI. Então, para Jen, nem pensar em dividir o palco com o garoto abusado, malvado e filho do maior inimigo de sua família!!! Isso seria pior do que a morte!
Não vai deixá-lo perceber que o odeia com o calor de mil sóis - embora ele saiba disso, já que a detesta na mesma medida.
"Ele tem que morrer. Ele TEM que morrer", você pensa. (Jen - pág. 27/28)

Mas é quando os ensaios começam que as coisas começam a ficar realmente estranhas...

- Encontrou alguém à altura, Jen. O primeiro round só começou... (Chris - pág. 47)



"Em tua boca me limpo dos pecados..."


Chris e Jen continuam com os insultos e olhares mortíferos (como duas crianças em pé de guerra). Mas a eletricidade entre eles é tão grande, tão grande, que logo eles se vêm atraídos um pelo outro, como se fossem um imã gigante! E agora? E se suas famílias descobrirem?
- Eles deveriam ser inimigos. No entanto, é muito delicada a linha que separa amor e ódio. Um simples olhar para o outro lado faz a balança se desequilibrar e, de repente, o impossível acontece. (pág. 46) 
E as confusões não para por ai. Misha, a beldade (linguaruda) da escola, não dá trégua: ela quer tanto o papel de Julieta, como um lugar no coração de Chris. E Steve Watts, o garanhão de ego superinflado, resolve cercar Jen por todos os lados. Realmente, as coisas estão indo de mal à pior...

"O que houve? Será que eu gosto dele? Mas não devo gostar... Aquele é o Chris. Eu odeio o Chris." (Jen - pág. 68) 
-> Pois é Jen, everybody hates Chris! rsrsrs 
Enquanto briga com seus sentimentos por Chris e tenta fugir das investidas de Steve, Jen acaba ferindo os sentimentos de Reuben e se afastando dele, justamente no momento em que seu amigo mais precisa de seu apoio. Sem seu verdadeiro amigo por perto - e o único que poderia ajudá-la a lidar com toda essa situação -, Jen tem ainda que enfrentar a fúria de sua família. Afinal, nenhum Capuleto quer se envolver com um Montéquio!!!

Você se solta com um puxão e corre para fora da escola e o mais depressa possível, só parando ao chegar a um parque próximo. Lá, desaba sobre um banco e chora desesperadamente. Está gostando de seu pior inimigo. Por que essa droga de vida é tão complicada? (Jen - pág 70)
Será que esse casalzinho terá um fim trágico como Romeu e Julieta? Ou Jen e Chris transformarão esta história de amor num verdadeiro conto de fadas moderno?
Pois é, a linha que separa o amor e o ódio é muito tênue, e tudo pode acontecer!
_____________________________________________



Romeu Tem Que Morrer


Assim como Love Struck, Star-Crossed é uma delícia de se ler. A narrativa flui, os diálogos são diretos e a diagramação e a capa são um show à parte <3
O livro faz menções a diversos trechos da obra de Shakespeare, lincando passado e presente numa história envolvente e com um final imprevisível.
Jen e Chris são personagens consistentes, mas quem definitivamente ganhou meu coração foi Reuben (ele é muito fofo!).  Enquanto Jen é tempestuosa, Reuben é seu lado racional.

Uma coisa que notei é que Rachael Wing lança o leitor na pele do personagem principal, colocando-o na narrativa, lançando-o no centro da ação: "Você se esforça para falar alguma coisa, mas a emoção bloqueia sua garganta." / "Você atira os braços em volta do pescoço dele e lhe dá um beijo apaixonado, na frente de todo o elenco."  É como se o leitor estivesse dentro desse romance, seguindo o roteiro.
Rachael Wing não me decepcionou: leitura super indicada, leve e que dá para devorar em um sentada. Está esperando o quê? Bora ler!
_____________________________________________

O Livro



Jen e Chris se odeiam. Mas quando juntos vão interpretar Romeu e Julieta na peça da escola... O que poderia ser pior do que isso?

Star-Crossed - Romeu e Julieta
Rachael Wing

Editora Fundamento
Literatura Estrangeira / Romance / Juvenil
ISBN: 9788576768838
1a Edição / 2011
170 Páginas

E se o seu maior inimigo também for o seu grande amor?

Jen Anderson sempre sonhou em interpretar Julieta e sua grande chance chegou com o papel principal na peça da escola! Mas nem tudo são flores: quem vai fazer Romeu é ninguém menos que Chris Banner, que além de insuportável é filho do maior rival da família de Jen.
Só que a garota não vai deixar que isso a impeça de brilhar. Ou vai?... Porque, quando ela percebe que está apaixonada de verdade por Romeu, quer dizer, por Chris, tudo parece desabar!
Será que esse romance tem chance de não terminar em tragédia?

Capas Estrangeiras



Compre Star-Crossed, de Rachael Wing, diretamente no site da Editora Fundamento - clique aqui
_____________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Deixe seu comentário - sempre com bom senso ;-)

Nota: O blog Paixão por Livros não incentiva o download ilegal de livros e nem tampouco envia arquivos e/ou fornece links para tal. Então peço por favor que não utilizem este espaço para solicitar esse tipo de coisa, nem fornecer livros ou sites de download. Qualquer comentário dessa natureza será excluído, assim como propagandas, links pessoais e spam.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...